Pescoço de peru Planalto Central

21/04/2017 10:10
 Renato Weil/EM
Renato Weil/EM

Ingredientes:

- 4 pacotes de pescoço de peru, de 1 kg cada
- 3 cebolas picadinhas
- 6 dentes de alho picadinhos
- 2 tabletes e meio de caldo de galinha
- 1 colher e meia (sopa) de açafrão
- Cheiro-verde a gosto
- 50 ml de óleo de soja
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- Água suficiente para cobrir a carne na panela

Curtidas:

- Uma raridade encontrada em Uberlândia são os licores de frutas do cerrado, curtidas na cachaça por dois meses, até apurar o sabor. Para provar, basta procurar as garrafas da Sabor Natureza, no Mercado Municipal. Tem genipapo, pequi, jabuticaba, carambola e araticum.:
- Contato: (34) 3216-2048.

Como fazer Pescoço de peru Planalto Central:

Limpar o pescoço. Pôr na panela de pressão duas cebolas, cinco dentes de alho, dois tabletes de caldo de galinha, uma colher de açafrão e a carne. Cozinhar por 20 minutos na pressão. Para montar uma porção, pôr em uma panela comum o óleo para refogar, um dente de alho, uma cebola, meio tablete de caldo de galinha, meia colher de açafrão e oito pedaços de pescoço cozido. Depois de refogar, pôr água até cobrir o pescoço.

Pôr o amido de milho já dissolvido em água e deixar no fogo até engrossar o caldo. Enfeitar com cheiro verde a gosto. As sugestões para acompanhamento são abobrinha em conserva e polenta.

Sonho de sucesso

Uma família unida em torno de um sonho. E assim que o Bar do Mundim faz sucesso com as receitas de boteco, que estão entre as mais procuradas de Uberlândia. O comércio é comandado por Carlos Mundim, que, ao lado da mulher, do irmão e da mãe, trabalha para resgatar a tradição mineira de se sentar em uma cadeira de bar e comer boas porções e petiscos. As pessoas gostam de boteco, da comida e de estar à vontade, diz Carlos.

Há cinco anos, surgiu o famoso Planalto Central, uma receita de pescoço de peru com abobrinha e polenta. Quem criou a combinação e muitas outras delícias servidas no bar foi a cunhada de Carlos, Valéria Mundim. A explicação para o nome do prato é simples e divertida. Segundo ele, a referência a Brasília se justifica porque lá rolam pescoços e o pessoal gosta de falar abobrinha.

Carlos Mundim diz que os clientes vão ao bar por curiosidade. Alguns não gostavam de pescoço de peru porque nunca haviam comido, mas se surpreendem com o sabor. As receitas do lugar são famosas há 18 anos e, para Carlos, o segredo está na pitadinha de amor. Além disso, o cliente é recebido com o carinho uberlandense. É a minha família atendendo a sua, garante, em sintonia com a decoração, que traz fotos de toda a família Mundim.

Nesse clima, o visitante percebe que valores como amizade e respeito são a alma do negócio.

Receita fornecida por Carlos Mundim, do Bar do Mundim, em Uberlândia: (34) 3236-9819