Carneiro assado

21/04/2017 09:10
 Renato Weil/EM
Renato Weil/EM

Ingredientes:

- 1 peça de carne de carneiro de aproximadamente 1,5 kg
- 1 ml olho de cheiro-verde picado
- Tempero pronto a gosto
- 2 litros de vinho branco (seco)
- Pimenta-do-reino a gosto
- 10 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 5 copos (tipo americano) de água

Branquinhas:

- O box Discon, no Mercado Municipal de Uberlândia, é ponto de encontro de apreciadores de cachaça. As prateleiras são de encher os olhos dos admiradores. Lá é vendida a estrela da região, a Adega do Ouro, produzida no Engenho Zé Forte. Contato: (34) 3236-9934.

Como fazer Carneiro assado:

Misturar os ingredientes, fazendo um caldo de tempero, e regar a carne de carneiro. Deixar descansar por aproximadamente 12 horas fora da geladeira. Retirar a carne do tempero e reservar o caldo. Assar a carne na churrasqueira ou em um braseiro, regando, de vez em quando, com o caldo de tempero.

O melhor da tradição gaúcha

Quem nunca se esbaldou apreciando todos os tipos de carne em um rodízio? Em Uberlândia são tantas as boas churrascarias que dá para escolher onde será a festa gastronômica. O povo daqui gosta muito de carne, principalmente se for barata, diz Derli Baptaglin, da Churrascaria Tropeiro. O sobrenome dele já revela um legado europeu muito comum no Sul do Brasil. Gaúcho, ele escolheu a cidade mineira para mostrar o ponto forte da cozinha sulista.

As cinco maiores churrascarias de Uberlândia pertencem a uma só família: são gaúchos que trouxeram a tradição da carne para Minas Gerais e Derli Baptaglin mostra o tripé de sucesso: Boa carne, atendimento e preço. A carne assada na hora deixa no ar um aroma que dá água na boca. Picanha, fraldinha, alcatra e costela são temperadas com sal grosso e assadas em grandes braseiros. Por trás do sucesso das churrascarias há mais uma descoberta: Uberlândia reúne, há anos, tradições de vários estados em cada cantinho do seu território.

A localização estratégica no Triângulo atraiu pessoas de todas as partes, como os gaúchos que chegaram para ficar. Não puderam transportar o friozinho do Rio Grande do Sul, mas trouxeram para Minas o que de melhor sabem fazer: um saboroso churrasco.

Receita fornecida por Derli Baptaglin, da Churrascaria Tropeiro: (34) 32363602