Torta de avelã trufada

21/04/2017 08:50
 Renato Weil/EM
Renato Weil/EM

Ingredientes:

Para a massa:

- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher de fermento em pó

Para o recheio:

- 300 g de chocolate Via Castelo Erlan bem picado
- 200 g de creme de leite
- 100 g de pasta de avelã
- 100 g de avelãs trituradas
- 15 gotas de essência de avelã
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 1 xícara (chá) de chantilly batido, mais o suficiente para decorar
- Meia lata de leite condensado e a mesma medida de água

Material:

- Assadeira redonda de 25 cm de diâmetro

Feito à mão:

- Entre os destaques do Mercado Municipal de Uberlândia estão as gamelas e farinheiras de Maria Aparecida de Paula, que encantam turistas e moradores. Mas há muitas outras opções e o cliente recebe atendimento especial. Contato: (34) 3235-0124.

Como fazer Torta de avelã trufada:

Separar as gemas e bater as claras em neve, com uma pitada de sal. Passar as gemas na peneira e juntar às claras. Bater por 10 minutos. Acrescentar farinha de trigo e bater bem. Fever a água com o chocolate em pó dissolvido. Acrescentar à massa. Bater bem e, para finalizar, misturar o fermento em pó. Levar para assar na forma redonda, em forno médio, por cera de 25 minutos. Para o recheio, aquecer o creme de leite e, quando levantar fervura, pôr o chocolate picado.

Mexer até derreter totalmente o chocolate. Acrescentar os demais ingredientes do recheio, exceto o chantilly, o leite condensado e a água. Pôr na geladeira por 30 minutos. Depois de frio, misturar o chantilly. Para montar, cortar o bolo horizontalmente em três partes. Molhar as partes com uma mistura de água e leite condensado. Montar a torta com as fatias de bolo e o recheio. Decorar com chantilly.

Promissora descoberta

A tradição da fábrica da Erlan influencia a culinária da cidade, provando o orgulho que Uberlândia tem de sediar a produção de balas e chocolates famosos. Do Distrito Industrial, as delícias seguem para as casas. É o sabor do chocolate fazendo parte da cozinha no dia a dia. A culinarista Liliane Leopoldino, que dá cursos nas lojas da Erlan, ensina como lidar com o chocolate em tortas e outras delícias.

Aos 25 anos, Liliana já tem 13 de experiência na cozinha. Começou fazendo pirulitos de chocolate, bolos e bombons para vender na escola. Em pouco tempo, já recebia encomendas de empresas, o que aumentou a fama das boas mãos da jovem. Hoje, é formada em letras e administração, mas a paixão é mesmo encantar o paladar das pessoas. Cozinhar é muito bom, nunca consegui parar. O sonho agora é ter uma cozinha própria para fazer o que mais gosta.

A culinarista destaca que busca receitas simples, porque dá aulas para iniciantes. Dessa forma, qualquer um pode aprender a fazer as tortas, trufas, bombons e pães de mel da Liliane, uma descoberta promissora no Triângulo. É bom preparar o paladar para a doce mistura de avelã e trufas.

Receita fornecida por Liliane Leopoldino, de Uberlândia: (34) 91362090