Colomba Pascal

14/04/2017 08:40
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 780 g de farinha de trigo especial
- 48 g de sal
- 285 g de açúcar refinado
- 60 g de fermento biológico fresco
- 360 g de leite integral (morno)
- 300 g de manteiga sem sal
- 4 gemas de ovo
- 240 g de água filtrada (morna)
- 260 g de frutas cristalizadas
- 150 g de uvas passas pretas semsementes

Para a cobertura:

- 240 g de farinha de trigo especial
- 190 g de açúcar refinado
- 120 g de açúcar de confeiteiro
- 4 claras

Material:

- Formas para colomba

Diversidade:

- Lígia Rache começou fazendo chocolates só em datas comemorativas e, depois, se rendeu ao delicioso negócio. Hoje junto com a mãe, ela comanda A Chocolateria, que faz de pão de mel, receita de família, a lindos ovos de Páscoa recheados. Há também chocolates diet, sem glúten e sem lactose.
- Contatos: (31) 3292-4421 e 9276-0569.

Como fazer Colomba Pascal:

Misturar o fermento biológico fresco ao leite morno. Em outro recipiente, bater o açúcar, as gemas e a manteiga até formar um creme. Reservar. Juntar a farinha, o leite com fermento e a água e misturar até obter uma massa macia. Acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas. Misturar novamente. Dividir a massa em quatro partes iguais, colocando cada parte em formas para colomba (em formato de pomba).

Deixar descansar por duas horas até que a massa atinja a borda da forma. Para a cobertura, misturar a farinha e o açúcar e depois as claras e reservar. Pôr a cobertura, espalhando-a sobre as colombas. Levar ao forno pré-aquecido e deixar por cerca de uma hora. Polvilhar o açúcar de confeiteiro para decorar.

Símbolo da paz

Depois do tradicional almoço de Páscoa, a festa pode continuar com uma deliciosa sobremesa da paz. Diz a lenda que um rei italiano invadiu com seu exército um vilarejo em meio a uma guerra. Mas um confeiteiro da região preparou um presente para o irado monarca: a colomba pascal. Encantado pelo aspecto e pelo sabor, o invasor desistiu da luta. Não é à toa que a iguaria é assada em formato de pomba. Mantendo a tradição, na receita de Edward Soares a fabricação é artesanal, nos moldes do passado.

Fazer a colomba é um processo delicado, por causa da fermentação, mas é justamente isso que agrega sabor adocicado à massa. Para ele, a colomba é irmã do panetone. A diferença está no formato e na quantidade de ovos da receita, que ganhou sofisticação ao longo do tempo. Hoje, pode ser recheada com gotas de chocolate ou trufada. Inovações que dão à receita tradicional um diferencial para agradar a todos.

A colomba, geralmente, é feita na Páscoa, mas o charme é justamente esperar para saboreá-la. "Gosto das coisas que só encontramos em uma época. Gera aquela vontade", descreve Edward. Um bocado de história na beira do forno é o ingrediente que dá mais sabor a essa iguaria, que simboliza a paz em todos os lares no domingo de Páscoa.

Receita de Edward Soares, do Verde Mar, no Bairro Sion: (31) 9289-0559