Bolo grelhado (baumkuchen)

14/04/2017 08:30
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 250 g de manteiga
- 250 g de açúcar refinado
- 6 ovos
- 3 colheres de sopa de rum
- 150 g de farinha de trigo
- 100 g de amido de milho
- 20 g de fermento em pó

Para cobertura:

- 100 g de chocolate puro

Material:

- Forma de bolo inglês, de 1 kg

Água na boca:

- Impossível não se encantar com a beleza e o sabor das tortas de chocolate, verdadeiros presentes de Páscoa tamanho família. Os sucesso nas prateleiras da Momo Confeitaria para este período são o ovo de chocolate recheado de torta e a tradicional torta Momo. Contato: (31) 3421-5020.

Como fazer Bolo grelhado (baumkuchen):

Separar claras de quatro ovos, batê-las em neve firme e reservar. Bater a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Acrescentar o restante das claras, todas as gemas e o rum. Reservar. Misturar farinha de trigo, amido de milho e fermento em pó. Juntar essa mistura ao creme já batido. Continuar batendo até virar uma massa homogênea. Misturar delicadamente as claras em neve. Usar uma forma tipo bolo inglês de 1 kg, untada.

O bolo deve ser assado em um grill elétrico ou a gás. Pôr duas colheres de sopa da massa na forma e levar ao grill por três minutos ou até dourar. Repetir esse processo, colocando uma camada sobre a outra, até acabar a massa. Desenformar ainda quente. Levar ao forno normal ainda quente, mas desligado, aproveitando apenas o calor por mais cinco minutos. Derreter o chocolate puro em banho-maria e dar um choque térmico, colocando em uma bancada de pedra e mexendo até esfriar.

Deixar o bolo esfriar e cobrir com o chocolate puro derretido.

Da Alemanha para minas

 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Chegou a hora de conhecer uma gostosura da culinária alemã, que está bem guardada num cantinho das serras de Nova Lima. É lá que se encontra tranqüilidade, uma brisa suave e histórias da Páscoa alemã contadas pela Nanni. Desde 1988, a alemã Susanne Bothe Alvernaz Alvim encanta os brasileiros com novidades do seu país. Ela veio para o Brasil com 15 anos e começou a fazer sucesso com seus biscoitos finos.

Depois, se aventurou a fazer tortas, sobremesas e trufas. Segundo ela, os alemães gostam muito de chocolate e o comem durante todo o ano. Mas na Páscoa ele não é o principal protagonista, pois divide espaço com outros costumes. Um deles é o bolo grelhado, que Nanni aprendeu a fazer pesquisando receitas. Outra tradição são os ovos de galinha pintados, atração da garotada alemã. Nanni conta que adorava essa brincadeira de pintar ovos quando era criança.

Além disso, no almoço de Páscoa são servidos muitos pratos com ovos de galinha, eles sim os reis da Páscoa alemã. Lá, a tradicional celebração começa pelos ovos escondidos. O café da manhã é servido mais tarde e prolongado, quase se juntando ao almoço. "É muita fartura, dá para comer o dia inteiro." Boas histórias, que trazem saborosas tradições feitas com um jeitinho que ela define como um "trabalho mais artesanal do que empresarial".

Receita de Susanne Bothe Alvernaz Alvim, de Nova Lima: (31) 3581-1058 ou 8885-6054