Tomate cristalizado

31/03/2017 10:10
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 1,5 dúzia de tomatesdo tipo italiano
- 1,3 kg de açúcar cristal
- Água
- 1 colher (sopa, rasa) decal virgem (para deixar o tomate firme)
- Açúcar refinado para finalizar
- Goiaba cristalizada
- 1 dúzia de goiabas maduras
- Água de água
- 2 kg de açúcar cristal
- Açúcar refinado para finalizar

Tempero:

- Anote essa preciosa dica aprendida nas cozinhas de Salinas: para dar um toque a mais ao arroz do dia a dia, ponha, na segunda água do cozimento, pimentas de cheiro roxas inteiras. O resultado é surpreendente!

Como fazer Tomate cristalizado:

Ferver água em quantidade suficiente para cobrir os tomates. Pôr os frutos em uma bacia e despejar a água quente. Retirar as peles. Dissolver o cal em água, também o bastante para cobrir os tomates. Pôr os frutos e deixar de molho por 10 minutos. Escorrer e lavar bem os tomates. Cortar em quatro partes, no sentido do comprimento, e retirar as sementes. Levar ao fogo, em um tacho, meio litro de água e um quilo de açúcar.

Quando o açúcar derreter, pôr os tomates e deixar ferver por 10 minutos. Retirar do fogo e deixar de um dia para o outro coberto com um pano. Levar de volta ao fogo, com o restante do açúcar, e balançar o tacho, segurando pelas alças, sem mexer com colher. Retirar do fogo assim que a calda ficar em ponto de espelho (um pouco mais grossa e brilhante que a de fio, que é obtida quando a mistura forma um fio ao escorrer da colher).

Retirar os pedaços de tomate e passar no açúcar refinado. A calda não será utilizada.

Doce fama

Para quem visita Salinas, um conselho dado pelos próprios moradores: prepare-se para almoçar e tomar café várias vezes ao dia. A sensação é de que as casas estão sempre com as portas abertas e as cozinhas prontas para oferecer algo apetitoso. E se você recusa, todos dizem que está fazendo desfeita, conta Lucíola Bonifácio Guedes, famosa doceira da cidade. Ela é da turma dos que aliam boa conversa à fartura de iguarias para encantar os que adentram sua porta.

Mestre na arte dos doces cristalizados, Lucíola faz qualquer um salivar ao pôr sobre a mesa os exemplares de sua criação. As cores e aromas compõem uma verdadeira obra de arte com sabor de abacaxi, mexerica, abóbora, goiaba, tomate e outros tantos que a criatividade permite. Os de goiaba e tomate aguçam a curiosidade e deixam o paladar em estado de pura satisfação. A fama de Lucíola é conhecida muito além dos limites de Salinas.

Contudo, ela conta que nunca ofereceu um doce sequer a alguém. Toda a sua propaganda é por meio do infalível boca a boca. Todos conhecem a Lucíola do doce. Sempre vem alguém comprar ou me liga fazendo pedidos. Já mandei 4 mil doces para Salvador, conta. Se a primeira impressão é a que fica, é certo de que a fama dos doces cristalizados chegará ainda mais longe.

Receita fornecida por Lucíola Bonifácio Guedes, de Salinas: (38) 3841-1886