Biscoito de queijo

31/03/2017 08:10
 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Ingredientes:

- 2,5 kg de polvilho doce
- 2,5 kg de queijo de minas curado, ralado
- 500 g de margarina
- 12 gemas de ovos (de preferência caipira)
- 2 copos de óleo
- 1 colher (sopa, rasa) de sal
- 1 copo (americano) de leite
- Óleo para untar

Chocolate:

- O sabor cachaça é o que mais faz sucesso, mas as trufas caseiras de maracujá, coco e chocolate também têm sabor todo especial. As iguarias são preparadas sob encomenda por Juliana Miranda.
- Contato:(38) 9938-3729.

Como fazer Biscoito de queijo:

Pôr o polvilho em uma vasilha e despejar o óleo e a margarina. Misturar. Pôr o queijo, o leite, as gemas, o sal e amassar bem, até a massa ficar homogênea e se soltar da mãos. Enrolar os biscoitos no formato desejado (rodelas, rosquinhas etc). Levar para assar em tabuleiro untado com óleo, em temperatura média, até que fiquem dourados.

Tabuleiro de histórias

Farinha de trigo, leite, ovos, polvilho, queijo e muita história. As receitas de quitandas em Minas Gerais contam muito mais do que aquilo que se pode ver, tocar e experimentar. Elas são a materialização da trajetória de nossas cozinhas, desde a época da colonização. Por isso, não é de se surpreender que não haja lugar neste estado que não abrigue quitandeiras de mão cheia. Em Salinas, um nome conhecido é Iracema Antunes dos Santos, que carrega na bagagem 32 anos no ofício de sovar, amassar, modelar e assar.

Natural da de Japonvar, cidade do Norte de Minas, ela trouxe de sua terra parte da sabedoria na confecção de quitandas. Em Salinas, onde mora há 36 anos, nasceram outras receitas da tradição popular, como o famoso biscoito escrivido. Uma das iguarias mais pedidas pela clientela é o biscoito de queijo, uma receita de família. Por semana, numa jornada de trabalho que chega a 12 horas diárias, são feitos mais de 2,5 mil unidades, entregues em hotéis, vendidos no mercado, em sua casa e por dois vendedores nas ruas.

Quando comecei, 10 meninos vendiam para mim na rua, para divulgar. Hoje são só duas pessoas. Uma delas é uma senhora de 76 anos, conta. Os nove tipos de biscoitos, além de bolos e broas, são assados em grandes fornos a lenha, o que confere sabor ainda mais especial aos produtos. E, com certeza, muitas boas histórias para se recordar.

Receita fornecida por de Salinas: (38) 3841-1835