Doce de limão mexerica

17/03/2017 09:00

Ingredientes:

- 20 limões mexerica (limão capeta)
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- Água
- 800 g de açúcar cristal
- Para finalizar
- Açúcar refinado
- Iguaria :
- Feita a partir de sementes e miolo de goiaba, as geleias de Filomena Dimas Morais, de Vista Alegre, trazem na cor viva e no paladar seu diferencial. Além do produto, a doceira prepara outras variedades de doces, vendidos em sua própria casa.
- Contato: (32) 3423-9210.

Como fazer Doce de limão mexerica:

Lavar bem os limões e retirar a polpa (somente as cascas, com a parte branca interior, serão usadas). Cobrir as cascas com água e levar ao fogo com o bicarbonato até levantar fervura. Retirar do fogo, escorrer e cobrir os limões com mais água. Deixar de molho de um dia para o outro. Trocar a água e deixar mais um dia. Bater as cascas no liquidificador com metade da água. Levar a mistura obtida ao fogo baixo, em um tacho, com o açúcar, e mexer até começar a desgrudar do fundo da panela.

Despejar o doce em um tabuleiro e, no dia seguinte, retirar colheradas e passar no açúcar refinado.

.

Mineirissíma cozinha de tiradentes

Poucas pessoas têm o privilégio de mirar um lugar e ter certeza de que aquele é o seu pedacinho de paraíso particular. A mineira Idelanda Lima de Oliveira é agradecida por ser uma dessas privilegiadas. Moradora de Aracati, distrito de Cataguases, ela cultiva por seu cantinho de terra uma paixão que se reflete nos olhos. Também pudera. Além da tranquilidade que paira sobre o lugar, o sítio em que vive com o marido é rodeado de flores e frutos.

Apanham-se amoras no pé, jabuticabas colorem o chão, tamanha a fartura, isso sem falar nas pitangas, goiabas, laranjas, limões e tantas outras. Duas vezes por semana, Idelanda leva ao Mercado dos Produtores da cidade parte da produção do casal. O restante vai para o tacho e se transforma nas mais deliciosas iguarias, como compotas, geleias e doces cristalizados. Uma dessas tentações é o doce de limão-capeta, ou limão-mexerica, como é também conhecido na região.

Feito com a casca da fruta, a receita produz aquela incrível sensação na boca, quando se fundem os sabores azedo e doce. Quando é chegada a hora de partir, a anfitriã não perde tempo e mostra sua gentileza. Um pouco do doce é embrulhado para que os visitantes saboreiem durante a viagem e se recordem, com saudade, daquele lugar encantado.