Pastel aperitivo

30/12/2016 09:30

Ingredientes:

Para a massa

- 3 copos (tipo americano) de farinha de trigo
- 3 copos (americano) de queijo-de-minas curado ralado
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 6 colheres (sopa) de leite

Para o recheio

- (pode ser substituído por outros sabores, a gosto)
- 1 kg de filé de peito de frango
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 250 g de requeijão
- Tempero a gosto

Doces

:

- Além das carnes, Uberaba também é conhecida por seus doces, preparados seguindo as deliciosas e tradicionais receitas caseiras. Contatos: Doces Zebu (34) 3321-4339 Doces Ariane (34) 3316-2984 Doces Uberaba (34) 3336-1725 Santa Rosa (34) 9666-4940 Mineiro (34) 3322-7050 Dinossauros Doces Caseiros (34) 9669-4391

Como fazer Pastel aperitivo:

Para a massa, misturar os ingredientes, sovar e deixar descansar por 15 minutos. Para o recheio, refogar o frango no óleo com o tempero. Desfiar e misturar com o requeijão. Abrir a massa com um rolo e fazer os pastéis, que podem ser montados de duas maneiras: pondo porções do recheio pela massa de forma espaçada e, em seguida, fechando e cortando em meia lua com uma carretilha, ou fazer um a um, cortando a massa com um copo americano, pondo porções de recheio em cada círculo e fechando as extremidades.

Levar para fritar em óleo não muito quente, suficiente para cobrir os pastéis.

Delícias da vó

Nas memórias de infância da maioria das pessoas, a casa da avó sempre aparece como um lugar único. É onde reina a diversão, o carinho, o encontro, os mimos e, é claro, as mais deliciosas comidas que, por vezes, mesmo depois de anos, voltam ao paladar, trazendo à tona boas recordações. Mesmo com os netos já crescidos, a uberabense Maria Tinoco Marques pode gabar-se de ainda ter sua casa como referência dos parentes, pois todos moram perto.

Ao todo, são 11 netos e quatro filhos, além dos agregados que também não saem da casa: namorados, amigos, maridos e até cachorros dos netos. Para fazer a festa dessa turma, basta Maria ir ao fogão e preparar o delicioso pastel aperitivo, como foi batizada a iguaria curiosa que leva queijo, não no recheio, mas na massa. Ela conta que ganhou a receita de uma vizinha, há 10 anos, e, desde então, ela está presente no dia-a-dia da família.

Para alguns netos, o pastel tem sabor tão inigualável que merece até a abertura de uma lanchonete. Gosto de cozinhar só para a família, contesta. Neta de portugueses, Maria aprendeu desde cedo a importância de se ter uma família unida. Moro sozinha, mas a casa está sempre cheia, alegra-se. Na conversa ao pé do fogão, lembranças da casa dos avós vêm à cabeça e, envolta nessa nostalgia, a equipe se despede de mais uma história.

Receita fornecida por Maria Tinoco Marques, de Uberaba: (34) 3312-6059