Tilápia à moda com arroz verde

23/12/2016 10:00

Ingredientes:

Para o peixe

- 6 filés médios de tilápia
- 400 g de camarão pequeno e limpo para molho
- 200 g de catupiry
- Tempero caseiro (alho e sal) a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 ovo
- Leite e farinhas de trigo e de rosca, para empanar
- Óleo para fritar, suficiente para cobrir os filés

Para o arroz

- 200 ml de água
- 200 g de folha e talos de brócolis
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 6 champignons fatiados
- 4 flores de brócolis picadas
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 3 colheres (sopa) de creme de leite
- Meia xícara (chá) de queijo-parmesão ralado

Refrescante

:

- Para enfrentar o calor, nada melhor do que os sorvetes Maipú, que há 45 anos refrescam a população de Passos e região. São mais de 70 variedades de produtos, com destaque para o picolé de doce de abóbora com coco, deliciosa novidade da marca. Contato: (35) 3521-7799.

Como fazer Tilápia à moda com arroz verde:

Temperar os filés e reservar. Em uma panela, refogar o camarão no azeite e reservar. Pôr uma colher e meia (sopa) de catupiry por cima de três dos filés. Por cima do catupiry, pôr o camarão. Cobrir com o restante dos filés, como se fosse um sanduíche, apertando as bordas para fechar. Empanar as tilápias passando primeiro na farinha de trigo e, em seguida, em uma mistura de ovo batido com leite e, por fim, na farinha de pão.

Apertar bem as bordas. Fritar em óleo em temperatura média. Para o arroz, bater no liquidificador a água com os talos e folhas de brócolis. Em uma panela, refogar, na manteiga, duas colheres (sopa) desse caldo, os champignons e as flores de brócolis. Quando ferver, acrescentar o restante dos ingredientes. Retirar do fogo quando o queijo derreter.

Peixe surpreendente

A criatividade é uma das mais fiéis aliadas da gastronomia e quem visita o Restaurante Pintado DOuro, em Passos, não tem dúvida da veracidade dessa frase. Para comprovar, basta pedir pratos, como a tilápia à moda, que surpreendem pelo sabor e, é claro, pelas generosas pitadas de originalidade. A autora da genial e apetitosa invenção é a paulista Janaína Zorzin Borges, que, com o marido, Walter, administra a casa.

Ela se interessou pela a cozinha quando começou a trabalhar com o companheiro em um restaurante no Porto do Glória, perto de Passos e às margens do Rio Grande. Eu ficava com meu caderninho perto da cozinheira para aprender. Ouvi muitos gritos e reclamações no início, recorda. Logo, a paixão pelo preparo de iguarias falou mais alto e Janaína, que na época cursava o segundo ano de engenharia, largou tudo para seguir a vocação.

Fui percebendo que era isso que eu queria. Até nas aulas de criação gráfica eu desenhava fogões, diz. Quando o prato chega à mesa, a primeira garfada é suficiente para concluir que a opção de trocar as réguas pelas panelas é justificável. O sabor da tilápia recheada com camarão e catupiry, acompanhada de um arroz de primeira categoria, é um presente para o paladar.

Receita fornecida por Janaína Zorzin Faria Borges, de Passos: (35) 3521-2261