Risoto

16/12/2016 10:10

Ingredientes:

- 1 kg de arroz sem lavar
- 250 g de manteiga
- Meio quilo de queijo-de-minas curado, ralado
- 1 kg de maçã de peito
- 1 galinha caipira grande
- Sal a gosto
- Água para cozinhar

Enorme:

- A batata frita do Bar do Vicentino, no Bairro Bela Vista, é um exagero no tamanho e no paladar. Cada porção leva três quilos de batata, acompanhada de generosas camadas de queijo ralado. Contato: (32) 3372-3019.

Como fazer Risoto:

Cozinhar as carnes em panelas separadas apenas na água com sal. Reservar as carnes e juntar as duas águas, levar ao fogo e despejar o arroz. Deixar cozinhar, sempre mexendo, por cerca de 30 minutos ou até que ele fique cremoso. Em uma frigideira, pôr a manteiga e deixar fritar até que fique escura. Pôr a manteiga e o queijo no arroz e misturar. As carnes são servidas separadamente, preparadas a gosto.

Tradição à mesa

Ainda na cozinha dos Taroco, a representante da terceira geração da família, Maria Helena Vicentini, prepara mais um prato capaz de conduzir o visitante ao continente europeu em apenas uma garfada. Isso sem falar, é claro, dos causos, das risadas e das palavras da gramática italiana que se fundem com as brasileiras e que, a essa altura, fazem todos se sentir ao menos um pouco descendentes. Entre as boas histórias, Maria Helena se desdobra para explicar o parentesco dos moradores da colônia, pois a maioria é casada com primos, o que faz todos serem parentes.

Ela recorda ainda as primeiras palavras em italiano ensinadas pela mãe e orgulha-se de saber falar, em outra língua, o nome de todos os utensílios de cozinha. Acabei aprendendo porque minha mãe me pedia em italiano para pegar os utensílios, conta. Além de ajudar a filha Valéria com as encomendas de massas, Helena dedica-se ao preparo dos almoços de família, servidos, religiosamente, aos domingos.

Nas panelas, não pode faltar o tradicional risoto com o arroz colhido nas terras da colônia, que ainda tem a agricultura como principal atividade. Mais uma vez, uma combinação que arranca elogios e satisfaz os que são desta e de outras terras.

Receita fornecida por Maria Helena Vicentini Taroco, de São João del-Rei: (32) 9941-4720