
Ingredientes:
- 450 g de coco fresco, ralado bem fino
- 1 kg de açúcar refinado, mais o suficiente para cobrir a cocada
- 1 copo (americano), não muito cheio, de água
- Manteiga para untar
- Casca de 1 limão raspada
- Material: rolo para abrir massae
Gigante
:
- Bateu a fome, não tenha dúvida. O Cachorrão do Português é uma das melhores pedidas para lanche rápido em Muriaé. Há 20 anos na Praça João Pinheiro, o cachorrão é um exagero no tamanho e no sabor. Experimente: (32) 3721-5895.
Modo de Preparo:
Em uma panela, fora do fogo, misturar os ingredientes, exceto as raspas de limão. Levar ao fogo por 15 minutos, ou até dar o ponto de bala. Para testar, pôr uma colher do doce em um copo com água. O ponto ideal é verificado quando esse doce forma uma pequena bala mole na água. Untar uma pedra lisa com a manteiga e despejar o doce. Amassar a massa até que ela esfrie. Com as mãos, acertar o doce e passar um rolo até que ele fique com 1 cm de espessura.
Cortar em quadradinhos, deixar descansar por 10 minutos e salpicar açúcar refinado por cima.
Dedicação açucarada

"Nessa época, faço 30 quilos de doce por dia", conta. Em meio às compotas e tachos, descobrimos uma preciosidade: uma cocada que mais parece bala de coco, ainda mais depois de um feliz "acidente", que açucarou ainda mais a iguaria. "Esse açúcar que está na cocada é o que saiu dos doces cristalizados, pois estava tudo na mesma vasilha", confessa, surpresa com nossa satisfação pela mistura. Outra surpresa, que motiva quem acredita em viver a vida intensamente, é o álbum de casamento de Angelina.
"Casei na igreja, com vestido e tudo. Tinha 400 pessoas no dia", conta orgulhosa. Hoje, o marido é parceiro na produção dos doces e faz os serviços mais pesados, como descascar e ralar cocos. Com tanto amor no preparo das iguarias, não é de se estranhar que o sabor dos doces de Agelina toque até os mais frios corações.
Continue lendo os seus conteúdos favoritos.
Assine o Estado de Minas.

Estado de Minas
de R$ 9,90 por apenas
R$ 1,90
nos 2 primeiros meses
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
ENTRAR
E-MAIL/MATRICULA