Frango com creme de milho

21/10/2016 09:50

Ingredientes:

- 2 kg de frango em pedaços
- 2 colheres (sopa, rasas) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 colher (café) de alho picado
- 2 cebolas raladas (no ralo grosso)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 copos (tipo americano) de água
- 2 folhas de louro
- 1 pimenta-dedo-de-moça
- 1 colher (sopa) de massa de tomate
- 1 xícara (chá) de muçarela ralada
- 5 espigas de milho (só os grãos)

Para o creme

- 2 copos (tipo americano) de leite
- Sal a gosto

Onde ficar:

Pousada Mirante do Vale (38) 9971-0505

Capão (38) 3541-6068

Pousada Refúgio dos 5 amigos (38) 3541-6037

Fundo de Quintal (38)3541-6076

Pequi (38) 3541-6100

Como fazer Frango com creme de milho:

O frango

Temperar o frango com sal, alho e pimenta-do-reino. Em uma panela, dourar a cebola e pôr os pedaços de frango. Acrescentar os dois copos de água, folhas de louro e pimenta-dedo-de-moça. Deixar cozinhar. Depois de cozido, reservar o caldo, desossar o frango e cortá-lo em lascas. Colocá-las no caldo e acrescentar a massa de tomate. Levar ao fogo, até formar um caldo consistente.

O creme

Bater no liquidificador o milho e o leite. Coar e desprezar o bagaço. Levar ao fogo e cozinhar até engrossar. Temperar com sal. Reservar.

A montagem

Em uma travessa grande, despejar o frango, juntamente com o caldo. Cobrir com o creme e salpicar muçarela ralada. Levar ao forno pré-aquecido, até que o queijo derreta.

Criatividade da senzala

Quando chegou a São Gonçalo do Rio das Pedras, vindo de Curitiba, Sérgio Nepomuceno ouviu uma história que o marcou: os escravos que iam para o garimpo percorriam longos trechos em declive e, por isso, não podiam levar comida. Assim, arranjaram uma solução: em uma calha, colocavam rapadura, queijo e angu duro. Esses alimentos sólidos escorriam facilmente calha abaixo. Depois de conhecer a história, Sérgio não teve dúvida: seu restaurante recebeu o nome de Angu Duro.

Ele, que já morou em Fortaleza, BH e Rio de Janeiro, diz que não há lugar igual a São Gonçalo do Rio das Pedras. Aqui, temos a natureza, tranqüilidade e sossego, garante. Sua mãe, que também já morou em muitos lugares, ensinou a ele uma receita goiana, que tem cara e sabor de Minas. Acho que é mais mineiro, aposta. O frango com creme de milho, salpicado com queijo ralado, é colírio para os olhos.

Bem temperado e suculento, o prato arranca suspiros e satisfaz os mais exigentes. Perfeito. A decoração rústica e tipicamente mineira do restaurante é convidativa. Nas paredes, artesanato regional. Sobre a mesa, descansos de prato feitos com capim baba-de-bode, planta típica da região. No balcão, cachaça. No canto, o fogão a lenha. Impossível não se sentir em casa.

Receita fornecida por Sérgio Nepomuceno, de São Gonçalo do Rio das Pedras: (38) 3541-6105