Doce de zamboa

21/10/2016 09:30

Ingredientes:

- 1 dúzia de zamboa (fruta cítrica)
- 1 quilo e meio de açúcar cristal
- 1 colher (café) de cravo
- 1 colher (sopa) de sal

Como fazer Doce de zamboa:

Retirar toda a polpa, sumo e o bagaço da fruta, aproveitando apenas a casca. Cortar as cascas em pedaços e levar ao fogo (com água até cobrir) para amaciar, até ferver. Retirar do fogo, acrescentar o sal e deixar a zamboa de molho na água durante quatro dias, trocando a água diariamente, duas vezes. No quinto dia, desprezar a água e misturar a fruta com o açúcar, dois litros de água e os cravos. Levar novamente ao fogo e deixar ferver, até obter uma calda clara.

Deixar esfriar e levar à geladeira. Servir gelado.

Mistério até no paladar

Alguns vão estranhar, outros dirão já ter comido algo parecido, mas muitos ficarão com a pulga atrás da orelha: qual é o gosto da zamboa? Tem sabor de cidra, garante Maria da Conceição Alves, de Mendanha, distrito de Diamantina. Ali, o fruto de casca grossa e com polpa amarelada dá aos montes, em maio e junho. E Maria aproveita a boa safra para fazer o doce da fruta. A receita não tem mistério, é como se fizéssemos com laranja-da-terra.

Mas é ainda melhor, diz. Mas, para produzir a delícia, é preciso paciência e atenção. Para retirar o amargo, Maria deixa de molho os frutos por quatro dias. O ideal é trocar a água diariamente, aconselha. Segundo ela, nesse período a fruta não pode pegar vento. Por isso, é importante tapar o recipiente com um pano. É aí que está o segredo. Quituteira famosa na região, Maria também faz doces de figo, limão, pequi, manga e laranja.

Para cada fruta, ela ensina: Quando deixada de molho, cada fruta tem que ser tampada com um pano diferente. Para a zamboa, o ideal é um pano branco e sem bordados. Caso contrário, perde o sabor e o doce endurece, afirma. Belo para os olhos e delicioso para o paladar, o doce de zamboa é daqueles que não satisfazem em apenas uma colherada. Alegria para Maria, que garante: Não se faz doces só com ingredientes, é preciso mais.

Receita fornecida por Maria Conceição Alves, de Mendanha: (38) 3534-1024