Calzone tropical

07/10/2016 08:20

Ingredientes:

- 1 massa de pizza média de 30 cm de diâmetro
- 5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
- 1 banana-caturra cortada horizontalmente e em fatias
- Meia manga-aden (sem fibra) cortada em cubinhos
- 1 kiwi cortado em cubinhos
- 1 goiaba vermelha cortada em cubinhos
- Meia maçã-verde cortada em cubinhos
- 1 colher e meia (sopa) de açúcar de confeiteiro
- Pitadas de canela em pó
- Folhas de hortelã para decoração
- Farinha de trigo para polvilhar

Onde ficar:

Pousada Morada dos Pássaros (31) 3575-3214

Pousada Vista da Serra (31) 3575-3264

Como fazer Calzone tropical:

Com um rolo ou com as mãos, abrir a massa em uma bancada seca e lisa, polvilhada com farinha de trigo. Espalhar na metade da massa até a extremidade, três colheres (sopa) de creme de leite. Em seguida, pôr nessa metade a banana picada. Cobrir com as frutas cortadas em cubinhos (kiwi, manga, goiaba, maçã). Acrescentar o restante do creme de leite por cima e salpicar com meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Fechar a massa, unindo as extremidades, e apertá-las com os dedos, no formato de meia lua. Salpicar o restante do açúcar. Levar ao forno, pré-aquecido, por seis minutos. Retirar do forno, pôr a canela e decorar com folhas de hortelã. Servir com sorvete de creme.

Doce recheio

Kiwi, banana, manga, goiaba, maçã. Não se trata de uma lista de feira, mas de ingredientes prontos para ir ao forno. Em Casa Branca, distrito de Brumadinho, a 30 quilômetros de BH, Fábio Lima resolveu dar um sabor a mais às delicias produzidas em seu restaurante. E criou o calzone tropical. Feito com massa de pizza, o quitute é recheado com frutas e promete arrancar suspiros e olhares nesta estação.

Quem chega ao estabelecimento, que tem como forte a culinária italiana, de cara se surpreende com a beleza do lugar. Localizada na pousada Morada dos Pássaros e cercada de muito verde, a Trattoria e Pizzaria é sinônimo de aconchego. No comando, ele e a mulher se desdobram na cozinha. Trattoria é um nome italiano que se refere a um pequeno estabelecimento comandado por uma família, revela Fábio.

Além do ar tipicamente caseiro, o cliente acompanha de perto o preparo das pizzas e massas assadas no forno a lenha. Viemos de BH e aqui aprendemos a viver na simplicidade, justifica Fábio. O calzone preparado diante dos olhos gulosos é sobremesa para paladar nenhum esquecer. É uma pizza recheada com o melhor da estação, define. Segundo ele, o segredo está na escolha dos ingredientes.

Como a massa é fina e leve, as frutas escolhidas não podem ter muito líquido. Amora e pitanga também podem ser incluídas, indica. Mas o segredo está mesmo na hora de assar o quitute. Aqui, como temos forno a lenha, leva apenas dois minutos, mas em casa, as pessoas podem fazer no forno normal e deixar seis minutos. Como acompanhamento, Fábio aconselha uma bola de sorvete sabor creme.

Receita perfeita para o verão acabar em pizza.

Receita fornecida por Fábio Lima, de Casa Branca: (31) 9132-6265