Torta de nozes

30/09/2016 10:00

Ingredientes:

- 6 ovos

Para a massa

- 2 copos e meio (tipo americano) de açúcar refinado
- 3 copos (tipo americano) de farinha de trigo
- 1 copo e meio (tipo americano) de leite integral
- 1 colher (sopa, rasa) de margarina
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 100 g de nozes picadas
- 1 litro de leite integral

Para o recheio

- 6 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 lata (395 g) de leite condensado
- 1 gema de ovo
- 300 g de chocolate ao leite derretido
- 200 g de doce de leite
- 100 g nozes picadas
- Marshmallow, bombons e spray dourado para alimentos (encontrado em casas especializadas)

Para a decoração

Onde ficar:

Central Palace (31) 3852-1818

Como fazer Torta de nozes:

A massa

Em uma batedeira, bater as claras em neve, acrescentando as gemas, o açúcar e a farinha de trigo. Ferver o leite juntamente com a margarina. Quando levantar fervura, desligar o fogo e acrescentar à massa. Mexer com uma colher. Pôr o fermento em pó, as nozes picadas e misturar bem. Untar uma fôrma, com 30 cm de diâmetro, e colocar a massa para assar em forno médio. Depois de assada, deixar esfriar e dividir a massa, horizontalmente, em três camadas.

O recheio

Levar ao fogo o leite, o amido de milho, o leite condensado, o creme de leite e a gema. Mexer até engrossar. Deixar esfriar. Dividir esse creme em duas partes iguais. Bater na batedeira o primeiro creme com o chocolate derretido e deixar esfriar. Reservar. Bater o segundo creme com doce de leite e misturar nozes picadas. Reservar.

A montagem

Com a massa do bolo dividida em três camadas, pôr sobre a primeira parte, com auxilio de uma espátula, o creme batido com chocolate. Pôr a outra camada por cima e cobri-la com o recheio de doce de leite com nozes. Tampar a torta com a última camada e decorá-la com spray dourado para alimento, marshmallow e bombons.

Artista da boa mesa

Em João Monlevade, festa de fim de ano sem Giovana Mara Halfeld Lelles Oliveira não tem graça. Sua presença é indispensável nas confraternizações. O motivo? Gionava é dona de uma tentadora casa de doces, que leva o seu nome, e as sobremesas dos eventos, claro, ficam por sua conta. Não sei se gostam de mim ou dos meus quitutes, diverte-se. Brincadeiras à parte, Giovana é doceira de mão cheia, tanto que recebe encomendas durante todo o ano.

Faço bolos de casamento, formaturas e aniversários, conta. Para dezembro, os pedidos já começaram. Numa lista pouco modesta, a procura pela torta de nozes é quase unanimidade. Com toda justiça. Segundo ela, o segredo está na massa: Ela deve ser bem leve e suave. Impecável. Mas a iguaria não é uma tentação apenas para o paladar. Os olhos também cometem o pecado da gula. É que Giovana faz verdadeiras obras de arte.

Gosto de decorar os doces com spray para alimentos, marshmallow e bombons. A criatividade é o grande trunfo da receita. Quem quiser apreciar as maravilhas de Giovana terá que se preparar, pois há no cardápio sabores que desafiam qualquer dieta. Faço tortas de mamão-papaia, maracujá, chocolate, biscoitos e salgados. Nesta época do ano, as vendas aumentam em até 50%, comemora.

De fato, a presença de suas iguarias nas mesas de fim de ano faz muita diferença. O bom gosto que o diga.

Receita fornecida por Giovana Mara Halfeld Lelles Oliveira, de João Monlevade: (31) 3852-4519