Peru encrespado à califórnia

30/09/2016 09:10

Ingredientes:

- 1 peru (aproximadamente 4 kg) inteiro e temperado
- 4 colheres (sopa) de alho e sal socados
- 1 copo (tipo americano) de vinagre branco
- 1 copo (tipo americano) de água
- 1 colher (café) de noz moscada
- 2 colheres (sopa, rasas) de ervas finas moídas
- 200 g de bacon fatiado
- 2 cebolas grandes cortadas em tiras
- 3 litros de água
- Suco de dois limões
- Meio copo (tipo americano) de azeite de boa qualidade
- 1 lata (850 g) de pêssego em calda

Para a montagem

- 1 lata de abacaxi em calda
- 1 lata de figo em calda
- 2 pacotes (400 g cada) de batata palha
- 200 g de nozes picadas
- 1 cacho de uva Itália
- 20 cerejas

Onde ficar:

Central Palace (31) 3852-1818

Como fazer Peru encrespado à califórnia:

Retirar os miúdos da parte interna do peru. Em seguida, para limpar bem a ave, deixá-la de molho com três litros de água e suco de dois limões, por 10 minutos. (Para retirar o excesso do tempero da ave, lavá-la em água corrente). Em uma bacia, pôr alho, sal, ervas finas, vinagre, um copo de água, noz moscada e misturar bem. Acrescentar as tiras de bacon e a cebola. Com uma faca de ponta fina, fazer 20 furos, principalmente nas coxas e nas asas.

Com uma colher, regar esses furos com o tempero e preencher com tiras de bacon e cebola. Despejar o restante do tempero sobre a carne. Regar as partes externa e interna da ave com azeite. Enrolar o peru em papel alumínio e deixá-lo na geladeira por quatro horas. Em tabuleiro untado, levá-lo ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por uma hora e meia. Retirar o papel alumínio e deixar dourar.

Montagem

Escorrer a calda das frutas. Picar em pedaços pequenos o pêssego, o abacaxi e o figo. Misturar os pedaços das frutas à batata palha, juntamente com as nozes picadas. Pôr a ave em uma travessa e enfeitar ao redor com as frutas. Por cima, decorar com cerejas e uvas.

A estrela da ceia

Em casa de ferreiro, espeto de pau. Quem conhece Mercês Maciel Lopes, de João Monlevade, logo se lembra do provérbio popular. Dona do famoso Buffet Mercezinha, ela recebe encomendas durante todo o ano. Nas festas de dezembro, chega a dobrar a produção. Sou cozinheira, garçonete e chefe de cozinha; eu me multiplico em muitas, conta. A grande estrela do Natal é feita por ela e sua equipe, com uma receita de dar água na boca só de pensar.

É o peru encrespado à Califórnia, revela. Recheada com tiras de bacon e cebolas, temperada com ervas finas e outros ingredientes, a ave é servida com pêssego, abacaxi, figo, nozes e batata palha. Incrivelmente saboroso. O sucesso é tão grande que já houve noite de Natal em que Mercezinha teve que pôr na sua própria mesa um simples frango. Vendi tudo, não sobrou nada, nem outros pratos que faço por encomenda.

Cheguei em casa para a ceia e comi o que tinha, diverte-se. A iguaria é realmente irresistível e é impossível sobrar no prato uma fatia sequer. Mas, caso o improvável aconteça, Mercês dá dica: Pode-se aproveitar a ave no outro dia, colocando um molho de laranja por cima e levando-a ao forno novamente. Nosso roteiro termina aqui, mas a magia deste fim de ano está apenas começando.

Deixe dezembro entrar pela sua porta, trazendo os melhores sentimentos e sabores. Desejamos a todos uma mesa farta de saúde e paz. Boas festas!

Receita fornecida por Mercês Maciel Lopes, de João Monlevade: (31) 3851-0304