Torta de abacaxi diet

09/09/2016 10:20

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo

Para o bolo

- 1 xícara de leite em pó integral
- 1 xícara e meia de água
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de adoçante dietético em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 coco fresco ralado

Para o creme

- Meio abacaxi picado
- 1 litro de leite
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher (sopa, cheia) de adoçante em pó

Como fazer Torta de abacaxi diet:

Bolo

Em uma tigela, pôr a farinha, o leite em pó e o adoçante. Misturar bem. Bater na batedeira os ovos com meia xícara de água. Depois, despejá-los na tigela com os ingredientes secos. Misturar bem. Depois, bater tudo na batedeira. Quando formar uma mistura homogênea (ainda na batedeira) acrescentar uma xícara de água e o fermento. Bater novamente. Pôr massa bem batida numa assadeira nº 30, untada, e levá-la ao forno pré-aquecido, por 20 a 30 minutos.

Creme

Descascar o abacaxi e picá-lo. Cozinhá-lo com água até cobrir e adoçante (quantidade desejada), por 15 minutos. Reservar. Em uma panela, misturar o leite, o amido de milho, o adoçante em pó e levá-los ao fogo brando, até obter uma mistura homogênea. Retirar do fogo e pôr o creme de leite. Reservar.

Torta

Fazer um corte horizontal no meio do bolo. Molhar a parte debaixo com meio copo americano de água e uma colher (chá) de adoçante em pó. Cobrir essa parte com metade do creme e salpicar com pedaços de abacaxi (reservar alguns pedaços para decoração). Fechar o bolo com a metade de cima e molhá-la com meio copo (americano) de água e uma colher (chá) de adoçante em pó. Por cima, pôr o restante do creme e salpicar com coco ralado e o restante do abacaxi.

Festival de tortas doces

Artes, roupas, acessórios e boa comida. Atravessar a maior feira de artesanato da América Latina e chegar ao outro lado sem sacolas nas mãos é uma missão quase impossível. São cerca de 2.5 mil expositores, distribuídos em 12 setores. Quem chega pela Rua da Bahia fica de frente com a tentação. Quem se despede, também fica com água na boca. Afinal, a Feira da Afonso Pena tem três setores exclusivos para alimentação.

Fico no ponto estratégico: no meio, brinca a doceira Carmem Aparecida Antunes Miranda. E ela tem razão. Ao atravessar a primeira metade da feira, depois de se surpreender com as maravilhas dos artesãos, o visitante precisa reforçar o estômago para apreciar o que vem pela frente. E nada melhor do que as tortas doces de Carmem para renovar os ânimos. São 15 sabores. Tem de morango, de chocolate, de maracujá, de limão e muitos outras. Mas elas não reinam sozinhas.

Ideais para diabéticos, as tortas diet são atrações da barraca. Eu não posso com açúcar e, por isso, resolvi experimentar a receita. Acho que deu certo. Certo? Certíssimo. A de abacaxi é daquelas que derretem na boca. Até paladares mais apurados terão dificuldade em sentir o gosto do adoçante. Não tem gordura, nem manteiga, ressalta. O mais intrigante é que os doces, mesmo sob o calor da feira, não derretem e são servidos em boa temperatura, o que os deixa mais saborosos.

O segredo? É a minha geladeira industrial. Nela cabem mais de 24 tortas grandes, conta. Revelação tentadora.

Receita fornecida por Carmem Aparecida Miranda, da Feira da Afonso Pena: (31) 9918-3371