Bolo de mandioca

19/08/2016 08:30

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de mandioca crua e ralada
- 1 xícara (chá) de queijo ralado
- 1 xícara e meia (chá) de açúcar refinado
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 4 ovos

Onde ficar:

Hotel Fazenda Sipuá (31) 3799-1409

Como fazer Bolo de mandioca:

Na batedeira, bater o açúcar com as gemas e misturar, aos poucos, a margarina, a mandioca, as claras em neve e, por último, o queijo ralado. Pôr em fôrma untada e assar em forno pré-aquecido por 20 minutos. Servir frio.

Recompensa da espera

Chegou a hora de preparar o chapéu de palha e as bandeirolas, convidar compadres e comadres para dançar quadrilha, acender a fogueira, soltar rojões e se lambuzar com a deliciosa culinária das festas juninas. É nesta época do ano que Minas se transforma em um enorme arraial e os quitutes invadem as cozinhas. Em clima de festa na roça, a viagem começa por Itabirito, a 55 quilômetros de Belo Horizonte, na região do quadrilátero ferrífero.

Contemplado pelos apreciadores da boa mesa, o município abriga cozinheiros de mão cheia, que agradam a gregos e troianos. Tanto é que Fernando Sá saiu de BH só para beliscar o famoso bolo de mandioca da Tia Losa, e é atrás dele que os viajantes também seguem, ávidos por experimentar a iguaria. E ele jura: É de comer ajoelhado. Não é que tem razão? O bolo, que parece mais quindim, derrete na boca e é impossível ficar só no primeiro pedaço.

Aprendi essa receita com a minha mãe. O segredo é não pôr fermento nem conservante, revela a dona-de-casa Losa Pádua. Mas o motivo da reclamação de filhos, netos e sobrinhos é que ela gosta de preparar o doce só nesta época do ano, o que leva a família esperar, ansiosamente, a chegada de junho. Enquanto todos devoram o bolo de mandioca, a dona-de-casa põe na mesa um delicioso licor de jabuticaba.

Com a chegada do frio, não há nada melhor do que degustar uma boa bebida e um bom doce, diz. O mês de Santo Antônio, São João e de São Pedro, de fato, aguça o paladar e reserva ótimas surpresas gastronômicas.

Receita fornecida por Losa Pádua, de Itabirito: (31) 3799-1166