Biscoito de queijo

15/07/2016 08:30

Ingredientes:

- 1 prato (sopa, cheio) de polvilho doce
- 1 prato (sopa, cheio) de queijo-de-minas curado, ralado
- 1 prato (sopa, raso) de margarina, creme de leite ou nata de leite
- 8 ovos inteiros
- Sal a gosto

Onde ficar:

Centro Dom Bosco 3553-1388

Retiro das Rosas 3553-1331

Pousada Bouganville 3553-1545

Como fazer Biscoito de queijo:

Juntar o polvilho com a margarina, creme de leite ou nata, os ovos e amassar. Acrescentar o queijo, até dar o ponto de enrolar se a massa ficar dura, adicionar um ovo. Sovar bem. Modelar os biscoitos no estilo charutinho, com 4 centímetros de comprimento; com um garfo, faz-se uma marca no meio do charutinho, virando cada ponta da massa para um lado. Levar ao forno, durante 30 minutos, primeiro com a temperatura de 250 graus.

Quando começar a corar, reduzir para 180 graus.

Culto a versatilidade

Depois do rocambole de arroz no almoço, que tal um biscoito de queijo no café da tarde? Pois é outra grande pedida no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo. A autora da proeza é a irmã Elcy Santos, de 76 anos, responsável pelo setor de cozinha. Sorridente, a religiosa agradece cada elogio e serve mais uma rodada da delicada quitanda recém-saída do forno. De fácil preparo, o biscotinho pode ser feito em casa.

E tem a versatilidade como grande característica. Quer ver? Se não tiver margarina à mão, vale tanto usar a nata como o creme de leite; e para facilitar a vida das cozinheiras, todos os ingredientes são medidos à moda antiga: um prato de polvilho doce e outro de queijo. A modelagem é livre, mas a irmã Elcy tem um jeitinho todo especial para virar as pontas da massa, depois de marcá-la com o garfo. As horas passam e os viajantes não se furtam a um passeio pelos jardins, para ver as roseiras floridas, que batizam a propriedade, ouvir histórias e admirar o trabalho incessante das salesianas.

A irmã Elcy conta que trabalha há 52 anos no setor de cozinhas da congregação, ofício que abraçou com dedicação e humildade. "Aprendi a cozinhar com a minha mãe, Maria Tereza, e ao longo dos anos fiz cursos para aprimorar", revela. Com mais essa experiência no diário de viagem, a equipe agradece a boa acolhida e se despede com os olhos cheios de emoção. E saudade.

Receita da irmã Elcy Santos, do Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo: (31) 3553-1331