Doce de laranja

01/07/2016 08:50

Ingredientes:

- 1 dúzia de laranjas (qualquer uma, de casca mais grossa)
- 2 kg de açúcar cristal
- 5 litros de água
- 1 copo de caldo de laranja

Como fazer Doce de laranja:

Lavar bem as frutas e passar um ralador (de queijo) nas cascas, sem afundar muito. Pôr as laranjas de molho numa bacia e deixar de um dia para o outro, cobertas com um pano molhado. No dia seguinte, cortá-las em cruz e tomar cuidado para não separá-las totalmente de um lado, para que as quatro partes fiquem unidas como pétalas. Retirar o miolo e pôr de molho durante três dias, cobrindo a bacia com um pano.

Trocar a água duas vezes por dia. Raspar, com colher, a parte interna das frutas, para tirar as linhas. Aferventá-las, espetando o garfo para verificar se estão macias. Desligar o fogo, escorrer a água e deixar a panela tampada. Em outra panela ou tacho, fazer uma calda mais fina com todo o açúcar. Quando ela ferver, pôr as frutas e o caldo de laranja. Deixar cozinhar, na panela tampada, durante uma hora.

Desligar o fogo e deixar o doce na calda durante 10 horas. Ligar novamente o fogo (médio) até a calda obter o ponto de doce nem pastoso, nem duro. Não pode mexer com a colher para a laranja não desmanchar. Quando levantar fervura, desligar o fogo. Deixar esfriar e colocar na geladeira.

Amor em compota

Doces com pouco açúcar, sem conservantes e feitos com amor e carinho. Esses são alguns dos mandamentos sagrados seguidos diariamente por Maria Inez Prates Silva, de 58 anos, moradora de Jacuí, a 439 quilômetros de Belo Horizonte. Especialista em compotas de frutas, geléia de mocotó e outras guloseimas que atraem compradores de todos os cantos, ela prepara ainda o doce de laranja, que surpreende os visitantes.

É de laranja-da-terra?, perguntam os curiosos. Maria Inez deixa por um segundo a colher de lado e responde, simplesmente, que pode ser de qualquer laranja, desde que tenha a casca grossa. Para provar que a gostosura é a mesma, ela abre a geladeira, destampa os potinhos e serve porções generosas. Diante de olhares de aprovação, revela alguns segredos da sua receita: a fruta deve ser rachada em cruz, cuidando-se para não separá-la totalmente.

Outra dica importante é despejar, na calda, um copo de suco de laranja de chupar, detalhe, entre outros, que tornaram Maria Inez referência culinária na região. Quem passa na sua porta pode vê-la trabalhando, bem tranqüila, pondo em prática o que aprendeu com a mãe, Maria Aparecida. Agradeço a Deus por tudo, explica, com humildade, enquanto oferece um delicado losango de doce de leite.

Receita fornecida por Maria Inez Prates Silva, de Jacuí (35) 3593-1379