Bolo verde

06/05/2016 08:20

Ingredientes:

- 4 ovos
- 1 copo de iogurte natural
- 1 copo (americano, na altura do vinco) de óleo
- 1 caixa de gelatina sabor limão (em pó)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 copos de farinha de trigo
- 2 copos de açúcar

Como fazer Bolo verde:

Bater as claras em neve. Reservar. Misturar na batedeira as gemas, o açúcar, o óleo, o iogurte e o pó da gelatina. Acrescentar o fermento, a farinha de trigo e, por fim, as claras em neve. Nessa última etapa, usar uma colher para misturar e não a batedeira. Untar uma fôrma, despejar a massa e deixar no forno por cerca de 25 minutos. Se quiser cobertura, misturar, na batedeira, uma lata de leite condensado ao suco de três limões e passar sobre o bolo, após assado.

Tabuleiro de cor e sabor

A parada em Santo Antônio do Monte, a 194 quilômetros de Belo Horizonte, será muito produtiva. Vamos dar um mergulho na cultura local e um vôo rasante sobre os prazeres da mesa, conhecendo receitas e histórias de outros tempos e técnicas especiais. Para começar, conversamos com a educadora aposentada Arlete Auxiliadora da Silva Cabral, que sempre preparou o bolo verde para os filhos, hoje adultos, desde que eram bem pequenos.

Antes de mais nada, ela diz adorar a cor – e isso fica evidente, quando se olha para as paredes da casa, objetos de decoração e plantas. “O verde me dá calma, paz”, afirma. Com esse sentimento, saboreamos uma, duas fatias, ainda quentes, com café coado na hora. Delícias terrenas. Preocupada em agradar a família, Arlete prefere servir o bolo verde sem cobertura. Mas, se quiser, a, cozinheira incrementa a iguaria.

Basta misturar, na batedeira, uma lata de leite condensado ao suco de três limões. Arlete também tem segredos. As claras batidas em neve devem ser colocadas na massa, por último, para tirar o ar do bolo. Na despedida – dá licença, dona Arlete – e lá se vai mais um pedaço.

Receita fornecida por Arlete Auxiliadora Cabral, de Santo Antônio do Monte (37-3281-1586)