Filé à parmegiana “uai”

19/02/2016 09:10

Ingredientes:

- 400 g de filé bovino
- 150 g de presunto
- 150 g de mussarela
- 1 ovo
- 100 g de farinha de rosca
- Tempero (alho e sal)

Molho: 4 tomates, uma colher de sopa de massa de tomate, um pitada de orégano, um tablete de caldo de carne, uma cebola pequena ralada, uma pitada de açúcar e sal a gosto.

Como fazer Filé à parmegiana “uai”:

O molho: Bater todos os ingredientes no liqüidificador, colocar numa panela e deixar ferver por meia hora, até que a mistura ganhe consistência.

O filé: Passar o filé no ovo e depois na farinha, e fritá-lo em pouca gordura. Colocar o molho numa travessa e deitar o filé. Cobrir a carne com fatias de presunto e mussarela. Levar ao forno até gratinar (derreter o queijo).

Delícia naturalizada

Filé à parmegiana com inconfundível sotaque mineiro. Só mesmo no restaurante Tempero, na praça Floriano Peixoto, em Arcos, a 210 quilômetros de Belo Horizonte. Os proprietários da casa, Márcio e Elvira Menezes, criaram um molho especial que acentua o sabor do prato, dá charme universal e deixa a moçada com água na boca. Carioca e amante da gastronomia, Márcio acredita que o restaurante é também um “canto de amizade”.

Por isso, deseja o melhor para os clientes. Alguns temperos são colhidos na pequena horta orgânica que o casal mantém nos fundos do restaurante. O toque das Gerais, que acabou rebatizando o filé à parmegiana como “uai”, vem da combinação, na medida certa, de tomates, caldo de carne, pimenta-do-reino e outros ingredientes. Para Márcio, cozinhar é um ato de paciência, mas também de sabedoria. Por isso, não se incomoda de ficar horas matutando, antes de testar as receitas e provar o resultado.

Receita fornecida por Márcio Menezes de Souza, de Arcos