Bolo de mandioca

15/01/2016 08:20

Ingredientes:

- 1/2 kg de mandioca
- 250g de manteiga
- 250g de queijo ralado (curado)
- 200g de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 copo de leite

Fubá suado:

- Em Conceição do Mato Dentro, o fubá suado garante a “sustança” do viajante. Parece uma farofa, feita com fubá de moinho d’água, leite ou água e uma pitada de sal. No café da manhã da Pousada Serra Velha, ele tem espaço assegurado. Vai bem com cobertura de queijo.

Como fazer Bolo de mandioca:

Cozinhe a

Mandioca e passe no espremedor, colocando numa bacia ou

Gamela. Bata os ovos e misture. Coloque

O queijo e os demais ingredientes. Unte uma fôrma e

Ponha para assar.

Bolo de mandioca

A caminho do Serro

E Diamantina, o viajante encontra lugares que são

Verdadeiras

Ilhas de tranqüilidade.

Alguns chegam a levar esse clima

Ao

Pé da letra. O distrito de Córregos, em Conceição

Mato Dentro, a 166 quilômetros de Belo Horizonte, tem até mesmo uma rua chamada “da Paz”. Quer coisa melhor? Só mesmo ver as mulheres fazendo farinha de mandioca, que é usada no preparo de bolos, pudins e outros confeitos. Em pequenos galpões, logo na entrada do distrito – um dos mais antigos do município, datado de 1702 – elas transformam as raízes em pó branquíssimo. Sobre enorme fogão, para fazer a farinha, elas mexem e remexem as enormes colheres de pau sobre o tacho de cobre, como se fossem remos de um barco.

Os movimentos ininterruptos duram horas e, num dos momentos de descanso, Maria do Perpétuo Socorro conta que a massa da mandioca, antes de torrada, também vira confeitos. Enquanto conhece o histórico distrito, o visitante pode encomendar o bolo de mandioca à própria Maria do Perpétuo Socorro. “Demora umas duas horas para ficar pronto”, avisa Maria.

Receita fornecida por Maria do Perpétuo Socorro, de Córregos, Conceição do Mato Dentro