Ingredientes:
- 110 g de macarrão tipo fettuccini
- 6 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
- 2 dentes de alho, cortados em lâminas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 8 azeitonas pretas
- 200 g de muçarela de búfala ralada ou cortada em pedacinhos
Cachaças:
A região Poços de Caldas é famosa pelos vinhos, mas também, como não poderia deixar de ser, produz boas cachaças. Principais marcas:
Tiúba de Minas(35) 3799-8427
- Fazenda Pedra Branca(35) 3799-8944
- Rosa Branca(35) 3799-8944
Modo de Preparo:
Cozinhar a massa do modo convencional (com óleo e sal na água) até que fique al dente. Reservar um copo (americano) da água do cozimento. Em uma frigideira grande, refogar, no azeite, o alho e o tomate. Pôr a água do cozimento, a azeitona, o sal e a pimenta. Misturar até que o molho fique encorpado. Pôr o fettuccine na frigideira e misturar. Salpicar a muçarela.
Que o cerrado seja para sempre
Minas está para o Brasil assim como a França está para o mundo." Com essa frase começamos uma agradável e inspiradora conversa com o paulista Walter Araújo, dono do estabelecimento mais antigo e tradicional de Poços de Caldas, a Cantina do Araújo. Ao soltar a frase, ele assume a importância das cozinhas de Minas para o resto do Brasil, assim como o país europeu é referência para todo o mundo quando o assunto é gastronomia.Aberto há 55 anos pelo pai de Walter, a Cantina do Araújo é um daqueles lugares onde é impossível não se sentir bem. Ambiente aconchegante, tratamento de primeira e um cardápio de fazer salivar só de olhar. O segredo está nos detalhes. Por um vidro, é possível assistir ao espetáculo de preparo das pizzas. Espaguete, fettuccine e outras variedades de massa são feitas pela própria família e a maioria das igaurias servidas na casa atravessou gerações.
É o caso do pão de queijo, receita da mãe que Walter guarda a sete chaves. Garante, sem modéstia, ser o melhor do Brasil. Em um canto do restaurante há fotos de personalidades que já se deliciaram no estabelecimento. E não são poucos. "Digo que são pessoas mais evidentes, mas não mais importantes, porque todo o cliente que entra aqui é especial", diz. Para concluir a lista de segredinhos do sucesso, ele ensina:"Tem que trabalhar com o coração".
Certíssimo.