Empadinha de frango

15/05/2012 09:20

Ingredientes:

Para a massa

- 1 kg de farinha de trigo com fermento
- 400 g de banha refinada (industrializada)
- 100 g de margarina
- 2 ovos
- Sal a gosto

Para o recheio

- 1 kg de peito de frango temperado, cozido e desfiado
- 200 g de batata picadinha e cozida
- 2 tomates picados
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- Caldo do cozimento do frango
- 200 g de massa de tomate

Material

- Forminhas de empada número 3

Como fazer Empadinha de frango:

Para a massa, misturar todos os ingredientes e amassar. Para o recheio, refogar no óleo a cebola, o alho e os tomates. Pôr o caldo do frango e o amido de milho para engrossar. Deixar cozinhar por alguns minutos, provar o tempero e pôr a já batata cozida. Misturar. Por último, pôr o frango. Misturar e retirar do fogo. Com as mãos, pegar porções da massa e forrar as forminhas, que não precisam ser untadas.

Pôr o recheio e cobrir com uma camada fina de massa. Pincelar com a mistura de uma gema batida com um pouco de café e levar ao forno, pré-aquecido por 10 minutos a 250 graus, até dourar. A receita rende 100 empadas.

Pitadas de amizdade

Nossa passagem por Itaúna vai chegando ao fim. É hora de despedir da paisagem e pegar a estrada de volta para casa. Mas, para o retorno ficar mais saboroso, nada como um lanchinho embrulhado com carinho e repleto de sabor. Quem prepara o mimo aos viajantes é a salgadeira Maria Antônia Soares, mestre na arte da cozinha. Com 40 anos de dedicação às coxinhas, rissoles e outras tantas variações desse saboroso tema, Maria Antônia é um exemplo de mulher trabalhadora e persistente.

Nos fins de semana, acordo às 2h30 e só paro à noite. Mesmo com o cansaço, trabalho com amor e carinho. Entre as muitas opções de salgadinhos preparados por ela e outras três pessoas entre elas dois filhos estão as famosas empadinhas, verdadeiras estrelas da casa. Há quem venha de longe por causa das iguarias, que fazem com que se sintam em casa aqueles que há muito se despediram de Itaúna.

E como agora chegou a nossa vez, a partida vem com um abraço apertado e sincero, que bem representa toda a hospitalidade do povo desta terra. Até a próxima!

Receita fornecida por Maria Antônia Soares, de Itaúna: (37) 3241-3707