Arroz com pequi

23/11/2009 08:00

Ingredientes:

- 5 dúzias de caroços de pequi crus
- 1,5 kg de arroz
- 1 kg de costela de porco cortada em quadrados pequenos (cerca de três centímetros)
- 1 kg de linguiça fininha, picada
- 500 g de linguiça semi-defumada
- 1 bandeja de tomate-cereja
- 1 pimentão-verde, um vermelho e um amarelo, picados
- 1 cebola picada
- 1 tablete de caldo de galinha
- Tempero e pimenta-biquinho e de cheiro a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- Requinte:
- Saborear cafés especiais, salgados e sanduíches bem elaborados, cervejas artesanais e ambiente aconchegante. O recém-inaugurado Corbyniano Caffé, no Shopping Ibituruna, em Montes Claros, proporciona tudo isso aos fregueses.
- Confira: (38) 3216-8478.

Como fazer Arroz com pequi:

Cortar lascas da polpa do pequi, até chegar à parte dura do caroço. Cozinhar a polpa em uma panela com água até cobrir, com o caldo de galinha dissolvido, por cerca de 40 minutos ou até que a polpa esteja macia. Em uma panela grande, levar ao fogo a costela de porco. Quando começar a fritar, pôr as linguiças e tempero e mexer. Após as carnes ficarem mais secas, pôr o arroz, os pimentões, a cebola, os tomates e a pimenta-de-cheiro amassada.

Misturar. Despejar as lascas de pequi cozidas e a água do cozimento. Tapar a panela e deixar cozinhar. Caso a água seque antes que o arroz cozinhe, pôr mais água. Não deixar secar totalmente (o arroz é servido molhadinho). Pôr a pimenta-biquinho, salpicar cheiro-verde e servir.

Doce terra da carne de sol

 Marcos Michelin/EM
Marcos Michelin/EM

Quando a panela vai ao fogo, já é possível sentir, da porta da casa, que tem pequi no almoço. Quem conhece o fruto sabe que não é exagero dizer que o seu preparo dá notícias a quem chega. O cheiro invade o olfato e desperta as mais diversas reações. Iguaria que é o retrato do Norte de Minas, o pequi colore as feiras e pratos tradicionais da culinária regional. Uma das receitas mais saudadas nas cozinhas de lá é o arroz com pequi, que, para muitos, é um banquete dos mais prazerosos.

Contudo, é preciso cuidado ao degustar o fruto, que é um tanto quanto traiçoeiro, pois guarda dentro do caroço espinhos que podem surpreender os desavisados. Pensando nisso e também em dar outra cara à famosa receita, a montesclarense Felicidade Tupinambá criou o arroz com as lascas de polpa de pequi, diferente da maneira usual, que é com o fruto inteiro. O resultado, que surpreende, lhe rendeu o primeiro lugar em um concurso realizado anualmente em Montes Claros e que elege as melhores receitas com o fruto.

O prato conquistou uma legião de fãs e, por isso, Felicidade o transformou em tema de uma festa que, este ano, chegou à 8ª edição. Além dos amantes do pequi, Felicidade se gaba de conquistar, com sua receita, até mesmo aqueles que torcem o nariz para o fruto. E comprovamos: esse arroz faz mesmo milagres.

Receita fornecida por Felicidade Tupinambá, de Montes Claros: (38) 3222-2556