Bolo de fubá com queijo

13/07/2009 08:30
 Jair Amaral
Jair Amaral

Ingredientes:

- 1 copo (americano) de leite
- 1 copo (americano) de fubá
- 1 copo (americano) de açúcar cristal
- 1 copo (americano, não muito cheio) de óleo
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 copo (americano) de queijo-de-minas picadinho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Desidratados:

- O Projeto Alimenta Brasil, da ONG Aprecia, em Lagoa Santa, tem uma linha de produtos à base de legumes, ervas e frutas desidratas. Há temperos e compostos com propriedades medicinais. Os produtos podem ser comprados na feira, aos sábados. Contato: (31) 3681-9528.

Como fazer Bolo de fubá com queijo:

Bater os ingredientes, exceto o fermento em pó e o queijo, no liquidificador. Pôr os dois ingredientes restantes e misturar com uma colher. Despejar a massa em uma forma untada com manteiga e farinha e levar ao forno alto até crescer e ficar bem dourado.

Simplicidade em tom de gala

 Jair Amaral
Jair Amaral

Uma fatia generosa de queijo frescal como entrada e bolo de fubá quentinho como prato principal, acompanhado de uma xícara de café passado na hora para harmonizar. Está servido um verdadeiro banquete, ao menos para quem é mineiro e sabe que é na simplicidade que se conservam momentos mais sublimes da culinária. Quem se encarrega de oferecer o cardápio tentador é Vanda Morais Borges, em um cantinho especial de sua casa, em Matozinhos, a 51 quilômetros da capital.

As iguarias se tornam ainda mais atraentes quando a mineira fala sobre os ingredientes da receita. Tudo é produzido aqui: o leite, os ovos, o queijo e a manteiga, conta. Há 11 anos na pacata cidade, Vanda não sente falta de BH, onde morou por mais de 20 anos. Também pudera. A casa ampla, com direito a cozinha ao ar livre, é recanto de amigos e familiares nos fins de semana. Isso sem falar no espaço que agora é usado para festas, onde a família cria cavalos e vacas, além de promover eventos, como cavalgadas e fartos cafés e jantares.

Para Vanda, viver ali e trabalhar com a cozinha é como voltar à infância. Fui criada na roça. Ajudava meu avô a matar porco, a fazer rapadura. É de pequeno que a gente aprende a gostar. Depois de se fartar com os quitutes, os visitantes não têm dúvida de que a lição foi aprendida com êxito pela mineira.

Receita fornecida por Vanda Moraes Lobato Borges, de Matozinhos: (31) 3712-6550