Caçarola mineira

10/03/2006 08:40

Ingredientes:

- 12 ovos
- 400 g de farinha de trigo
- 800 g de açúcar refinado
- 300 g de queijo curado, ralado
- 1 litro de leite

Onde ficar:

Hotel Plaza (38) 3233-1251

Como fazer Caçarola mineira:

Na batedeira, misturar os ovos inteiros com açúcar e o queijo ralado, durante 15 minutos. Acrescentar a farinha de trigo e bater por mais dois minutos. Adicionar o leite, para dar o ponto da massa, que deve ser fina, rala e leve. Despejar num tabuleiro untado com manteiga e colocá-lo dentro de outro, com água (banho-maria). Assar durante 30 minutos, em forno com temperatura de 130 a 150 graus.

Sotaque de fazenda

Depois da farta e variada mesa de Montes Claros, chegou a hora de provar as delícias de Francisco Sá, a 471 quilômetros de Belo Horizonte. Como os viajantes estão ávidos por um doce, ele chega na forma da caçarola mineira, um tipo de pudim de queijo ótimo, como sobremesa ou quitanda do café da manhã. Na Confeitaria e Padaria Francisco Sá, de Maria Leonor Oliveira Moreira, na Avenida Getúlio Vargas, 531, Centro, a caçarola está sempre fresquinha, pois é tão procurada quanto pão quente.

A funcionária Eva Rodrigues revela um dos segredos da gostosura, que tem parentesco com a famosa caçarola italiana, mas garante o gostinho de fazenda e o sotaque do Norte de Minas com queijo da roça bem curado e ovos caipiras. Para quem vê o tabuleiro, resta apenas uma alternativa, brinca Eva: “É pegar, comer e gostar”. Tem razão. Por isso, vamos conhecer os bastidores pelas mãos do confeiteiro e padeiro José Wilson Teixeira e da doceira Lúcia Helena Teixeira de Souza.

Concentrados no trabalho, eles fazem a massa, untam a fôrma e põem para assar, com um alerta: “A temperatura do forno não pode passar de 150 graus, senão a caçarola queima”. Já o cozimento em banho-maria garante uniformidade à massa. Depois das lições, tchau, gente, pois ainda há muito chão pela frente.

Receita fornecida por Eva Rodrigues, de Francisco Sá (38-3233-1578)