Sopa de inhame

01/10/2005 09:30

Ingredientes:

- 4 inhames de tamanho médio
- 1 colher (de sopa) de tempero de alho e cebola
- 2 colheres (de sopa) de óleo
- 1 colher (de sopa) de sal
- 2 colheres (de sopa) de cheiro verde
- 50 g de bacon
- Meio litro de água

Como fazer Sopa de inhame:

Descascar o inhame, lavá-lo bem e cortá-lo em pedaços. Pôr o óleo numa panela e refogar o inhame com o tempero, cheiro verde e bacon. Adicionar a água e tampar. Cozinhar durante 20 minutos. O resultado final é um caldo grosso, com pedaços menores do inhame. Na hora de servir, coloque mais um pouco de cheiro verde sobre a sopa.

Pura vitalidade

A jornada pela região de Furnas realmente vai dar caldo! Portanto, ninguém pode deixar de aproveitar as delícias dos legumes – e raízes – da terra. Em Nepomuceno, a 230 quilômetros de Belo Horizonte, é obrigatório provar a sopa de inhame, que, na palavra das cozinheiras locais, tem mil e uma utilidades preciosas. “É depurativa, digestiva e nutritiva”, explica Maria Célia Ribeiro Lima que, ao lado do marido, José Expedito, comanda o Bar do Didi, no km 59 da BR-265.

Diante do tubérculo marrom, cuja produção é uma das riquezas do município, ela recorre à sabedoria popular para enaltecer as qualidades e garante que a iguaria é ideal para “limpar qualquer coisa ruim no sangue”. Leve, apetitoso e bem temperado, o prato vai bem principalmente à noite, e, sem exagero, pode até proporcionar um bom descanso. Um dos segredos para o alimento ficar no jeito é descascá-lo e lavá-lo bem, para retirar a terra, e refogar com cheiro verde e bacon.

Na hora da despedida, vem mais um conselho da especialista: “Sopa de inhame, pelo menos uma vez por semana, viu?” Vivendo e aprendendo.

Receita fornecida por Maria Célia Ribeiro Lima, de Nepomuceno (35) 3861-2563