Entre o louvor e o arrasta-pé nas festas de junho

Cidades do Vale do Mucuri promovem festas religiosas e tradicionais de Minas

26/05/2017 06:00
Prefeitura de Itambacuri/Divulgação
Procissão de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri (foto: Prefeitura de Itambacuri/Divulgação)
 Itambacuri, no Vale do Mucuri, celebra este ano a 144ª edição da Festa da Padroeira. Entre 28 de julho e 2 de agosto, a cidade espera receber caravanas de fiéis de todo o país para homenagear Nossa Senhora dos Anjos. O evento folclórico e religioso é tradição na cidade que cresce a cada ano. Cerca de 25 mil turistas são esperados na cidade durante os seis dias de festa. De acordo com o padre Agnaldo Inácio Meireles, vice-prefeito da cidade e um dos organizadores, a Festa da Padroeira é uma das maiores manifestações religiosas de Minas depois da semana santa. “Uma semana antes do início das festividades, a imagem de Nossa Senhora dos Anjos visita todas as comunidades da paróquia. Mas o ponto alto é a carreata pelas ruas da cidade, que termina com a celebração no Santuário da Padroeira, em 2 de agosto.”
 
Durante as festividades, barraquinhas com o melhor da comida da região serão montadas na Praça dos Fundadores. Entre os quitutes, o visitante vai poder saborear pamonha com queijo, caldos de mandioca e pastéis fritos na hora. Na programação musical, a cidade priorizou a participação de artistas locais e da região para os shows gratuitos que prometem animar as noites de festa.
 
E não é somente o turismo religioso que vai encantar os visitantes. Para os amantes de esportes de aventura, como parapente e asa-delta, ocorre no mesmo período o 2º Encontro de Voo Livre. Os saltos partem do Morro da Casinha Branca, de onde se avista uma das mais lindas paisagens da região. Vale a pena dar uma conferida!


Genuinamente caipira
Prefeitura de Pavão/Divulgação
Em Pavão, o forró passa de geração em geração (foto: Prefeitura de Pavão/Divulgação)
 
 
Há mais de uma década o poder público municipal e a comunidade de Pavão, no Vale do Mucuri, se unem para organizar a tradicional festa junina denominada Forró do Regaço. Ela ocorre anualmente em três dias de muita animação. São tradições religiosas, o saber popular, as crendices e superstições, os 'causos' contados entre os 'cumpadres' e as 'cumadres'. E para as crianças, que serão os futuros agentes multiplicadores desse processo, muita diversão com um contínuo desejo de preservação dos valores culturais. Resgatando um costume rural, o evento traz da roça a fogueira, o pau de sebo, o casamento caipira, as quadrilhas, o levantamento de mastro, o foguetório e as comidas típicas, delícias da culinária mineira, e principalmente o forró, que é dançado na praça central com uma grande confraternização entre campo e cidade.
 

 
Joias de Minas
Prefeitura de Teófilo Otoni/Divulgação
Festa junina em Teófilo Otoni é pura tradição (foto: Prefeitura de Teófilo Otoni/Divulgação)
 
Teófilo Otoni promove este ano a 14ª Festa Junina. O evento, que faz parte do calendário cultural do município, tem como objetivo preservar, valorizar e fomentar as tradições folclóricas. De 28 a 30 de junho, a festa será intensa, com comidas típicas, shows musicais e o já tradicional concurso de quadrilhas, com grupos representantes dos bairros e distritos de Teófilo Otoni. A cidade espera receber, durante os três dias de festa, público entre 6 mil e 10 mil pessoas, movimentando toda a região.

Cerca de 25 mil turistas devem visitar o Santuário em Itambacuri
Procissão de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri
Em Pavão, o forró passa de geração em geração
Festa junina em Teófilo Otoni é pura tradição
Difícil resistir às cocadas vendidas na festa em Pavão  


Agenda


FESTA DA PADROEIRA
Município: Itambacuri
Local: Praça dos Fundadores e Santuário Nossa Senhora dos Anjos
Data: 28/7 a 2/8
Distância de BH: 420km
www.itambacuri.mg.gov.br

FORRÓ DO REGAÇO
Município: Pavão
Local:  Calçadão de Eventos
Data: 15 a 17/6
Distância de BH: 533km
www.pavao.mg.gov.br

14ª FESTA JUNINA DE TEÓFILO OTONI
Município: Teófilo Otoni
Local: Praça Tiradentes
Data: 28 a 30/6
Distância de BH: 450km
www.teofilotoni.mg.gov.br