Festa junina de BH quer repetir o sucesso do carnaval

A capital mineira se prepara para realizar a maior festa junina de todos os tempos com uma folia popular em todas as regionais

por Carlos Altman 26/05/2017 06:00
Cristina Horta/EM
A disputa das quadrilhas é comparada com os escolas de Samba. Todas tentam ser nota 10 na folia (foto: Cristina Horta/EM)
Não é carnaval, mas tem grupo especial e de acesso na folia junina. Este ano, ao completar 39 anos de vida, o tradicional arraial na capital mineira vai mudar de nome: sai o Belô e entra o Belo Horizonte. Cresceu tanto nos últimos anos que a intenção da Secretaria de Turismo de Belo Horizonte, a Belotur, é transformar a folia junho e julho nos moldes do carnaval, ou seja: uma festa popular, com a participação de todos, espalhados por praças e ruas da capital mineira. 
 
Ramon Lisboa/EM
Festas juninas gratuitas em logradouros públicos terão isenção de taxas de licenciamento (foto: Ramon Lisboa/EM)
Entre 9 de junho e 9 de julho, o Arraial de Belo Horizonte vai apresentar 400 atrações. São mais de 60 festas juninas agregadas, um circuito gastronômico com 10 restaurantes participantes, cursos e oficinas, além de transformar o Viaduto de Santa Tereza no Anarriê de Santê, uma verdadeira quermesse como excelente opção para a família.
Uma novidade deste ano é que Belo Horizonte foi contemplada no edital de festejos juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e Embratur, com projeto da Belotur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, com Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Carlos Altman/EM
Quasdrilha de São Gererê, campeã do ano passado quer repetir o feito (foto: Carlos Altman/EM)


Batalha de quadrilhas
 
Euler Júnior/EM
Uma grande arena é montada na Praça da Estação para promover a disputa das quadrilhas (foto: Euler Júnior/EM)
A quadrilha de São Gererê, campeã do ano passado, promete vir com toda força este ano na conquista do pentacampeonato. Na disputa, concorrem com ela a Sangê de Minas, Arriba Saia e Feijão Queimado e outras tantas que darão um show no grande palco na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.
 
 
Visibilidade nacional
Cristina Horta/EM
Os integrantes das quadrilhas capricham nos vestidos rendados, na maquiagem e nos chapéu de palha (foto: Cristina Horta/EM)

“Faremos da cidade um imenso arraial, promovendo, divulgando e integrando todos os festejos, sejam eles públicos ou privados”, Aluizer Malab, presidente da Belotur
 
Agenda

39º ARRAIAL DE BELO HORIZONTE
l Município: Belo Horizonte
l Local: Praça da Estação e por toda a cidade
l Data: 9/6 a 9/7
www.belohorizonte.mg.gov.br