Anitta e Nando Reis estão confirmados na Julifest, em Itabirito

A cidade do Circuito do Ouro espera receber 140 mil visitantes para a tradicional festa de julho

por Carlos Altman 26/05/2017 06:00
Sanderson Pereira/Divulgação
Grandes nomes da música sertaneja e do pop nacional são esperados para animar os quatro dias de festa na cidade histórica mineira (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
 A maior e mais importante festa de Itabirito, a 26ª Julifest, promete surpreender Minas Gerais com uma programação especial e diversificada. Durante quatro dias, de 13 a 16 de julho, milhares de pessoas terão a oportunidade de vivenciar a verdadeira tradição mineira, além de curtir shows gratuitos de músicos brasileiros consagrados, o talento de artistas locais e a criatividade das barracas montadas pelas associações de bairro da cidade.
A expectativa para este ano é que mais de 140 mil pessoas participem da maior festa julina do estado, que hoje se transformou em uma importante atividade socioeconômica e cultural. Para esquentar as noites frias de julho e animar as tardes, a programação oficial contará com atrações regionais e grandes shows com César Menotti e Fabiano (13/7), Anitta (14/7), roda de samba com Monarco da Portela, Marquinho Satan e Pirulito da Vila (15/7, à tarde), Nando Reis (15/7, à noite) e o Cabaré de Eduardo Costa e Leonardo (16/7).

Sobre a festa
Sanderson Pereira/Divulgação
Itabirito investe na hospitalidade e boa gastronomia para se tornar o melhor festejo de São-João de Minas (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
 
Criada em 1991, a festa tem dois objetivos principais: resgatar as tradições culturais do município e promover a integração da comunidade, por meio da participação efetiva das associações de bairro. Em uma imensa praça de eventos (com mais de 39 mil metros), a Praça dos Inconfidentes é o local escolhido para a criação de uma cidade cenográfica, com igrejinha, casas temáticas (que são os pontos de venda das associações comunitárias), dois grandes palcos, palco menor, casa do turista, sanitários, estacionamento para mais de 500 carros e uma completa infraestrutura de atendimento. O local também recebe uma iluminação especial e decoração desenvolvida pelo Atelier de Artes Integradas da prefeitura, formado por artistas plásticos, escultores, cenógrafos profissionais e amadores.


Tradição
Sanderson Pereira/Divulgação
Pastel de angu é o carro-chefe da culinária da cidade do Circuito do Ouro (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
A cidade, que pertence ao Circuito do Ouro e trecho da Estrada Real, se destaca pela gastronomia. É possível encontrar o tradicional pastel de angu, receita típica da cidade e que tem o seu modo de fazer consagrado como patrimônio imaterial de Itabirito. Durante a Julifest, os comerciantes oferecem uma grande variedade de recheios do pastel para encantar os turistas, incluindo o famoso umbigo de banana. É nas barracas que a comunidade local e regional se reúne para bate-papo, para curtir os shows e degustar também outras iguarias mineiras, como feijão-tropeiro, salpicão, espetinhos, quentão e a famosa cachaça com mel. “A Julifest é um grande festival ofertado ao mercado turístico brasileiro pelas mãos sábias da comunidade local, que vende o que temos como melhor produto: nossa hospitalidade, a natureza em abundância e o nosso maior patrimônio – o pastel de angu em suas inúmeras e saborosas variações”, observa Ubiraney de Figueiredo, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito.

26º JULIFEST
Município: Itabirito
Local: Praça dos Inconfidentes
Data: 13 a 16/7
www.itabirito.mg.gov.br

Programação musical
Divulgação
César Menotti e Fabiano abrem a programação festiva (foto: Divulgação)

César Menotti e Fabiano - 13/7 
Anitta -14/7 ( tarde) 
Roda de Samba com Monarco da Portela, Marquinho Satan e Pirulito da Vila - 15 /7 ( tarde) 
Nando Reis - 15/7 (noite)
Eduardo Costa e Leonardo -16/7