Turismo religioso promove uma ceia com os lobos

A boa gastronomia e as noites frias são um convite para curtir a dois

por Carlos Altman 28/04/2017 07:00
Renato Weil/EM
Santuário do Caraça quer se tornar paisagem cultural da humanidade (foto: Renato Weil/EM)
Conhecer o Santuário do Caraça é, literalmente, poder respirar novos ares. O local, apelidado de “Porta do Céu” é, sem dúvida, a comunhão entre a natureza e a religiosidade. Com 242 anos de história e visita anual de cerca de 70 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros – no ano passado, o lugar recebeu visitantes de 46 países –, o Santuário do Caraça quer se tornar paisagem cultural da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Se conquistado o título, a visibilidade internacional e a visitação deverão crescer, já que a chancela da Unesco funciona como cartão de visitas, fortalecendo o turismo.
 
Localizado a 120 quilômetros de Belo Horizonte, o parque de 12,4 mil hectares entre Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Central mineira, é um rico patrimônio religioso e ambiental. A abundância de espécies da flora e da fauna é um convite aos amantes da natureza que exploram o local. Por se encontrar em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, no local vivem 79 espécies de mamíferos, entre eles o lobo-guará, as onças preta e parda e a anta.

RITUAL
Marcos Michelin/EM
Atração que corre o mundo, lobo-guará é um dos protagonistas do Santuário do Caraça e sempre aparece para o jantar (foto: Marcos Michelin/EM)
A história do lobo já correu mundo: sempre no início da noite, um deles chega perto da igreja para receber, em bandejas, pedaços de frango oferecidos pelos padres. Há 34 anos e meio, o ritual se completa para a alegria dos turistas, especialmente as crianças.
 
Renato Weil/EM
Dom Pedro II presenteou o Santuário do Caraça com um vitral de cinco metros %u2013 Jesus no templo entre os doutores (foto: Renato Weil/EM)

E são antigos os relatos sobre o Caraça. Dom Pedro II, ao conhecer, em 1881, esse que foi um dos primeiros colégios do Brasil, deixou escrito: “Só a visita ao Caraça paga a viagem a Minas”. Saudado em nove línguas pelos alunos, o imperador agradeceu o cumprimento em todas e presenteou a instituição com um vitral de cinco metros – Jesus no templo entre os doutores –, que pode ser contemplado na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, pioneira no estilo neogótico no país.
 

Não deixe de ver


Vitrais da capela
Noite com os lobos
Piscina de dom Pedro II
Biblioteca com livros raros


De dar água na boca


Roscas e pães caseiros
Legumes com espuma de leite
Frango ao molho de maçãs
Doces caseiros


Anote na agenda:


Dia 28/5 
Cross Country no Caraça – corrida de 7 quilômetros e caminhada de 9 quilômetros