Uai Entretenimento

Semana Santa

Os caminhos da fé nos circuitos históricos de Minas Gerais

A semana santa nas cidades mineiras é uma das mais belas representações religiosas do país e atrai visitantes de todas as partes. Nesta primeira edição do Rotas de Minas, preparamos um roteiro que vai conciliar a devoção com opções de lazer e gastronomia nos belos circuitos turísticos do estado para você rezar, comer e amar.

Teresa Caram Gustavo Werneck
Fé, paixão e arte nas veias das rotas mineiras. Minas são muitas, são montanhas e vales. Minas são rios, cachoeiras e lagos. Minas são várias - Foto:
Minas são tantas que vale uma série de cadernos especiais para mostrar a riqueza das manifestações culturais, religiosas, os roteiros turísticos, o artesanato produzido aqui e a gastronomia apreciada no mundo todo. Para mostrar cada circuito desta terra que encanta, o Estado de Minas vai produzir nos próximos meses o especial Rotas de Minas.
 
Anjos anunciam a ressurreição em celebrações por todo o estado - Foto: Beto Novaes/EM
Nesta primeira edição, o destaque é a semana santa em Minas. O estado tem a maior população católica do Brasil e revive, nos quatro cantos, todo o sofrimento de Jesus: do calvário à crucificação e, depois, a ressurreição. Rumo ao interior, especialmente nas cidades históricas, como Ouro Preto, Diamantina e São João del-Rei, é que se vê a força das tradições católicas – costumes preservados desde a época do período colonial. Mas outras cidades também têm programação intensa na semana santa, a exemplo de Araxá, Poços de Caldas, Santo Antônio do Monte e Pitangui.
 
Representação dos Passos da Paixão, em Congonhas - Foto: Beto Novaes/EM

Viagem interior 

  Tapetes de serragem nas ruas históricas de Ouro Preto - Foto: Gladyston Rodrigues/EM

“É uma viagem interior em todos os sentidos: interior de Minas, do Brasil e de si mesmo. Aqui em Minas eu me reencontro, me fortaleço e recarrego as energias.” A fala da professora aposentada Magna Rambo, de Brasília, é a mesma de outros milhares de fiéis que visitam Minas no feriado religioso. Eles buscam nesta data o contato direto com o divino e não se cansam em acompanhar o ritual religioso em procissões luminosas por ruas e vielas estreitas das cidades históricas ao som de cânticos melancólicos intercalados pelas badaladas dos sinos das igrejas barrocas.
 
  Passos da paixão, do mestre Aleijadinho, em Congonhas - Foto: Marcos Michelin/EM
A representação do ritual religioso é acompanhada de perto por turistas que aproveitam o feriado prolongado para também conhecer os atrativos naturais de cada região do estado, como montanhas, cachoeiras, parques, trilhas, águas termais, o artesanato, a gastronomia e a hospitalidade mineira.
  Cachoeira dos cristais, em Diamantina - Foto: Beto Novaes/EM 

Mais informações sobre semana santa em Minas: https://www.turismo.mg.gov.br
 
- Foto: Beto Novaes