Uai Entretenimento

Ouro Preto, Mariana e Congonhas

Rituais de fé e arte nas centenárias cidades do Circuito do Ouro

Paixão, louvor, devoção e adoração nas celebrações por vias históricas das cidades mineiras. Templos e monumentos exibem o rico do Barroco mineiro.

Carlos Altman Gustavo Werneck
Ouro Preto preserva as mais belas manifestações religiosas de Minas - Foto: Gladyston Rodrigues/EM
As igrejas barrocas e ladeiras de pedras de Ouro Preto são palco, na semana santa, de missas, procissões luminosas e dos tradicionais motetos, cantos em latim que dão um ar ainda mais solene à cidade, reconhecida como patrimônio da humanidade e visitada por gente do mundo inteiro. A exemplo de outros municípios mineiros nascidos nos tempos coloniais, a antiga Vila Rica tem suas particularidades: as paróquias de Nossa Senhora da Conceição, do Bairro Antônio Dias, e a de Nossa Senhora do Pilar se revezam na organização das cerimônias da Paixão de Cristo – no ano ímpar, como este, a primeira, no par, a segunda.
 
- Foto: Jair Amaral/EM
Como a matriz se encontra em obras de restauro, as cerimônias serão nos templos ligados a ela. À frente das celebrações está o cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que destaca uma homenagem importante em 2017: o tricentenário de fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento. A paisagem colonial, com seu casario e monumentos, se torna um espetáculo à parte, com o Centro Histórico emoldurado pela luz das velas que os fiéis carregam durante os cortejos.
 
Milhares de fiéis participam das celebrações em Mariana - Foto: Elcio Rocha/Divulgação
Mariana, com mais de 320 anos de existência, tem uma das celebrações mais tradicionais de Minas. A procissão das almas, na madrugada de sexta-feira da Paixão, em que fiéis se cobrem com túnicas brancas e carregam velas pelas ruas do Centro Histórico. No domingo de Páscoa, a cidade se enche de cores. As ruas são enfeitadas e as janelas decoradas com colchas de retalhos, toalhas bordadas e vasos de flores. Os sinos anunciam o início da procissão, formada por crianças vestidas de anjo, passando por ruas cobertas por tapetes de serragem.
 
Arte e fé nas esculturas do mestre Aleijadinho, em Congonhas - Foto: Beto Novaes/EM/
Nesta época do ano, centenas de turistas visitam a histórica cidade de Congonhas, que integra o Circuito do Ouro, para ver de perto os passos da Paixão de Cristo, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Bem ao lado se encontra o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos com os profetas esculpidos em pedra-sabão.
Basílica Bom Jesus de Matosinhos - Foto: Prefeitura de Congonhas/Divulgação

Onde rezar

o que comer

o que amar

Serviço

www.ouropreto.mg.gov.br
www.mariana.mg.gov.br
www.congonhas.mg.gov.br