Livro traz 23 depoimentos sobre vida e obra de mestres dos quadrinhos

'Universo HQ entrevista' ainda descreve o processo e define o ofício

15/01/2016 13:10

Fabiano Azevedo*

 

Divulgação
(foto: Divulgação)
O portal Universo HQ, na ativa desde o ano 2000, é uma das maiores referências em notícias sobre quadrinhos e cultura pop no Brasil. Seu conteúdo, diferentemente de outros sites do gênero, não se restringe aos quadrinhos mainstream: ao contrário, privilegia todo os estilos e vertentes gráficas da nona arte, noticiando trabalhos tanto de autores independentes e iniciantes quanto de artistas consagrados. Prova dessa pluralidade é o livro Universo HQ entrevista, lançado durante o Festival Internacional de Quadrinhos, em novembro de 2015, pela Nemo.

Na obra, o editor-chefe Sidney Gusman reuniu algumas das principais e mais emblemáticas entrevistas feitas pela equipe do portal ao longo de sua história. Nelas, os autores falam sobre suas carreiras, sobre os trabalhos que os consagraram e sobre seus processos criativos. Há depoimentos importantes de grandes mestres já falecidos, como o brasileiro Flávio Colin, o italiano Sergio Toppi e os americanos Will Eisner e Joe Kubert. Além deles, há entrevistas com artistas fundamentais para a história em quadrinhos brasileira e mundial, como Milo Manara, Mauricio de Sousa e Neil Gaiman. No total, são 23 entrevistas, sendo que as duas últimas – com o espanhol radicado nos EUA José Luis Garcia-López e com Mauricio de Sousa – eram inéditas. Dispostas na ordem cronológica em que foram publicadas no site, as entrevistas são acompanhadas de notas de rodapé, que contextualizam e atualizam a leitura. Um detalhe, entretanto, salta inevitavelmente aos olhos, logo que se começa a folhear a obra: a ausência de mulheres sendo entrevistadas. É evidente que esse fato não altera a qualidade e o conteúdo das entrevistas, mas a impressão é que há, aí, uma lacuna a ser preenchida. Afinal, isso pode suscitar no leitor a falsa impressão de que o meio é exclusivamente masculino, o que, naturalmente, não é verdade...

Além do belo acabamento gráfico – que caracteriza os livros da Nemo – e das caricaturas de todos os entrevistados, feitas por Baptistão, o que chama a atenção é o conhecimento dos entrevistadores. O subtítulo do livro – Grandes nomes dos quadrinhos entrevistados por quem entende do assunto – diz muito: além de Gusman, os outros editores e colaboradores do Universo HQ sabem tudo sobre os artistas entrevistados e sobre seus trabalhos, oferecendo, assim, entrevistas embasadas e bem conduzidas.

Apesar das óbvias e contundentes diferenças entre cada autor, o livro consegue, de certa forma, sintetizar o ofício do quadrinista – um sacrifício árduo e solitário, que envolve dedicação e pesquisa em excesso, e que, apesar da evolução digital, permanece predominantemente artesanal. Nem sempre se fornece a merecida recompensa financeira, o que faz com que alguns dos autores reunidos no livro se vejam obrigados a recorrer a trabalhos paralelos – como o italiano Lorenzo Mattotti, que, além das histórias em quadrinhos, sempre se dedicou às ilustrações, sobretudo na área de moda. Ou como o brasileiro Flávio Colin (1930-2002), que, apesar de desconhecido do grande público, é considerado por muitos o maior dos quadrinistas brasileiros. Ao ser perguntado sobre o reconhecimento em sua carreira, sua resposta é cruel: “Uma catástrofe. Pior que terremoto em El Salvador. É vergonhoso, humilhante”.

Diante dessa conclusão, são tocantes as colocações sobre o porquê de se escolher essa profissão. Como dito por Giancarlo Berardi, o italiano criador de Ken Parker (em parceria com o desenhista Ivo Millazzo, também presente no livro): “É por isso que me considero um afortunado, pois faço um trabalho que adoro e pelo qual sou pago. É uma grande sorte. E a maior sorte é ter um público que me lê. Isso é verdadeiramente grande”.

Universo HQ entrevista é, enfim, uma importante obra de referência, oferecendo um panorama abrangente e multifacetado das histórias em quadrinhos mundiais, por meio das opiniões de quem entende do assunto – e, neste caso, estamos nos referindo aos entrevistados.

*Fabiano Azevedo é quadrinista, pesquisador de quadrinhos e produtor cultural. Foi um dos editores da revista independente Graffiti 76% quadrinhos (1995-2012).

Universo HQ Entrevista
De Sidney Gusman (organizador)
Editora Nemo
360 páginas
R$ 60

MAIS SOBRE PENSAR