Orelha

por 04/07/2015 00:13
Agnaldo Rocha Papa/divulgação
Agnaldo Rocha Papa/divulgação (foto: Agnaldo Rocha Papa/divulgação )


Seresteiros do
São Francisco


Em 2014, a historiadora Patrícia Pacini começou a mapear os seresteiros das cidades às margens do Rio São Francisco. Diante da riqueza de material e do inevitável deslumbramento com o tema, ela e sua equipe decidiram produzir um documentário, um livro e uma exposição sobre a antiga tradição. O resultado foi reunido em Opará – Cantos, contos e encantos do Rio São Francisco, com imagens do fotógrafo Agnaldo Rocha. Histórias e estórias se entrelaçam nos registros sobre a cultura popular do Norte de Minas. A partir de hoje, a equipe percorre os locais documentados pelo projeto, lançando o livro e exibindo o documentário em praça pública. Como historiadora e educadora, Pacini sabe bem a importância e o poder de promover a troca e o encontro para que a seresta possa se olhar no espelho e soltar suas vozes.

Novo policial
de Padura

O premiado escritor cubano Leonardo Padura, que se consagrou com O homem que amava os cachorros, tem seu novo romance lançado pela Benvirá: O rabo da serpente. Na trama policial, seu famoso personagem, o tenente Mário Conde, se envereda no mistério do assassinato de um velho chinês. O crime, cometido com rituais e detalhes macabros, ocorreu na casa do próprio protagonista, no decadente Bairro Chinês de Havana. O primeiro livro com o personagem detetivesco – A neblina do passado – foi lançado no Brasil em 2012, também pela Benvirá. Padura participa amanhã da mesa De frente para o crime na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) junto com a autora Sophie Hannah.

Entre letras,
traços e imagens



No livro Exercícios da imaginação, da editora belo-horizontina Miguilim, o  ilustrador e designer gráfico Maurizio Manzo escreveu, ilustrou, fez o projeto gráfico e fotografou todo o processo de elaboração dos desenhos e quadros. Dois vizinhos – uma senhora e um pintor – se observam de suas janelas e mudam sua maneira de ver o outro e a si mesmo. O livro tem um trabalho gráfico que explora as diferentes possibilidades entre texto e imagem. O lançamento será no Cine Belas Artes (Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes), onde também podem ser vistos os originais.

Último dia

Termina hoje a 3ª Semana de Cultura, Arte e Literatura do Colégio Loyola (Av. do Contorno, 7.919, Cidade Jardim), que realizou mais de 40 atividades e contou com a presença de vários autores. Para quem perdeu, ainda dá tempo. Hoje, às 10h, o poeta de São João del-Rei Mário Alex Rosa autografa seu Formigas (Cosac e Naify, 2013) que tem a qualidade de agradar às crianças e aos adultos. No evento, o biólogo Daniel Coscarelli e sua equipe apresentam curiosidades sobre esses insetos.

Romance de estreia

Na terça-feira, o jornalista Mário Marinho lança seu romance de estreia: O padre e a partilha (Editora Chiado). Amor e morte fazem o destino de dois homens se cruzarem na história ambientada na Ouro Preto do final do século 19. O brinde ao autor ocorre na Taberna Livorno (Av. Pres. Tancredo Neves, 2.309, Castelo), das 19h às 21h30.

MAIS SOBRE PENSAR