Orelha

por 27/06/2015 00:13
YASUYOSHI CHIBA/AFP
YASUYOSHI CHIBA/AFP (foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP )


Brasil contemporâneo

Dois anos depois dos protestos que se espalharam por todo o Brasil, o analista político Flavio Morgenstern tenta explicar as motivações e consequências do fenômeno no livro Por trás da máscara – do passe livre aos blac kblocs, as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Com descrições dos fatos ocorridos nas ruas, análise da cobertura da mídia e reflexões sobre os movimentos de massa, Morgenstern aborda um momento especial da história contemporânea do país. Lançado pela Editora Record, o livro tem 574 páginas e custa R$ 60.


Mania de doença


Destaque da ficção contemporânea na América Latina, o argentino Diego Vecchio acaba de lançar, pela Cosac & Naify, seu primeiro livro no Brasil, Micróbios. Em 1768, o médico Samuel Auguste Tissot, confidente de Rousseau e autor de um célebre tratado sobre onanismo, publicou A saúde dos homens de letras, no qual tenta demonstrar que a literatura é como a masturbação: ambas fazem mal à saúde. Certos livros seriam, assim, o efeito colateral de males como anemia, asma e sífilis. Vecchio apresenta nove casos clínicos em que personagens sofrem de doenças causadas pela literatura. O escritor estará em Paraty no dia 2 de julho para participar da Flip 2015.


Panorama do comunismo

Robert Service, autor de uma biografia de Lenin, lança Camaradas – uma história do comunismo mundial (Difel/Bertrand). Em 1956, quando as forças soviéticas esmagavam a Revolução Húngara, Service frequentava a escola primária e desenhava tanques, soldados e explosões. Duas décadas depois, ele daria início à sua extensa produção sobre o comunismo. Após a derrocada da doutrina na Europa Oriental e na extinta União Soviética, o historiador dedicou-se a um amplo estudo sobre experiências comunistas pelo mundo. O autor é um dos maiores especialistas em história da Rússia, matéria que leciona na Oxford University.


Espaço para ideias

Poemas, prosa, cantos, ensaios e outras escritas. Esse é o conjunto de textos que compõem o segundo número da Gratuita, revista literária das Edições Chão da Feira. A publicação, que conta com versões virtual e em áudio disponibilizadas no site da editora (www.chaodafeira.com), traz temas que expressam o desejo de partilhar textos, indicar leituras e arriscar a escrita onde ela melhor existe: como espaço de pensamento.


Coletânea de crônicas



Além de peças teatrais e telenovelas, Walcyr Carrasco é conhecido por suas crônicas. Autor atento às diversas facetas da vida despercebidas na correria diária, ele coloca em palavras os pensamentos e as sensações compartilhados silenciosamente por homens e mulheres. Esses retratos rápidos compõem o livro Pequenos delitos e outras crônicas, lançado pela Editora Moderna.


Romance inédito




No ano de aniversário de 70 anos da morte de Mário de Andrade (foto), a Nova Fronteira celebra o legado do intelectual com o lançamento do inédito Café. Descrita pelo próprio Mário como “um romance de páginas cheias de psicologia e intensa vida”, a obra será um dos destaques da 13ª Festa Literária de Paraty (Flip), que será realizada de 1º a 5 de julho.

***

Poeta, romancista, contista, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta e representante maior do movimento modernista brasileiro, Mário de Andrade são muitos. Café traz a história de um migrante, Chico Antônio, que, a caminho de uma fazenda cafeeira, passa por São Paulo. A narrativa tem como pano de fundo a crise e a chegada de “forasteiros” à Pauliceia.

MAIS SOBRE PENSAR