Orelha

por 20/06/2015 00:13
Walter Craveiro/divulgação
Walter Craveiro/divulgação (foto: Walter Craveiro/divulgação)



Antologia de Sá-Carneiro

Um dos mais importantes expoentes do modernismo português, Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) tem grande parte de sua obra reunida em Mário de Sá-Carneiro: antologia (Edições de Janeiro). Organizado por Cleonice Berardinelli, respeitada especialista brasileira em literatura portuguesa, o volume reúne prosa, contos e uma novela, além de cartas que o poeta escreveu para o amigo Fernando Pessoa.

***

Cleonice Berardinelli, que amigos, fãs e alunos chamam de dona Cleo, é integrante da Academia Brasileira de Letras. Ela selecionou 53 poemas entre pouco mais de uma centena escrita entre 1903 e 1916. Dispostos em ordem cronológica, eles são enriquecidos com dezenas de notas explicativas. A seleção de prosa inclui os contos A estranha morte do Professor Antena, O homem dos sonhos, Asas e Eu-próprio o outro.


Guerras napoleônicas


Lançamentos marcam as comemorações do bicentenário da Batalha de Waterloo. Sobre a guerra, editado pela Civilização Brasileira, reúne em um único volume todo o pensamento de Napoleão Bonaparte sobre a arte da batalha e da estratégia. O volume foi organizado e comentado pelo historiador Bruno Colson, professor da Universidade de Namur, na Bélgica. Por sua vez, a Record mandou para as lojas Waterloo, primeiro trabalho de não ficção do autor best-seller inglês Bernard Cornwell, e A sábia de Waterloo, romance da inglesa Leona Francombe, que fala da guerra sob a perspectiva de um jovem coelho.


Updike e o matrimônio



John Updike (1932-2009) foi uma das mais importantes figuras intelectuais do século 20 na literatura americana. Romancista, contista, crítico de arte e crítico literário, são dele obras importantes como a tetralogia Coelho e os romances Casais e Busca minha face. A Editora Globo/Biblioteca Azul acaba de relançar Quer casar comigo?. Updike (foto) retratou como poucos os sonhos e conflitos da classe média dos EUA. No livro, o autor explora a complexidade de sentimentos e a preocupação com as convenções a partir dos desencontros de dois casais. Ele usa habilmente os diálogos para provocar questionamentos sobre o amor, o sexo, o casamento e a difícil convivência entre as pessoas.


Brasil musical

O pensamento e os escritos da antropóloga Santuza Cambraia Naves (1953-2012) sobre a formação, o desenvolvimento e as transformações da música popular no Brasil são fundamentais para se compreender a importância da MPB na formação de nosso imaginário. O livro A canção brasileira reúne 11 artigos produzidos por Santuza. Tomados em conjunto, os textos acompanham por 100 anos a história da música brasileira. Santuza publicou também O violão azul (1998), Da bossa nova à Tropicália (2001) e Canção popular no Brasil (2010).


Cinco linhas



Em 27 de junho, às 11h, será lançado o livro Romance em cinco linhas, de Groucho Engels (Ataídes Braga, foto), na sede da Artesãos Tagarelas (Rua Goitacazes, 333, sala 603, Centro), inaugurando o selo editorial da empresa. O volume foi editado de forma artesanal e será vendido exclusivamente por encomenda pelo e-mail leticiasantanag@gmail.com. A Artesãos Tagarelas desenvolve projetos culturais e audiovisuais como cursos, produção de filmes de ficção, documentários e institucionais, além de seriados para a internet. É formada pelos sócios Ataídes Braga, Isabel Abreu, Jefferson Assunção, Nelma Costa e Roberto Casavelha.


Lagoa do Nado


Hoje, às 10h30, será reaberta a biblioteca do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, que passa a funcionar no antigo Espaço Multimeios em área de 150 metros quadrados. A programação é extensa, com show das bandas Berimbrown (14h) e Sociedade Crua (16h) e rodas de capoeira. O centro fica na Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Bairro Itapoã. Informações: (31) 3277-7420 e 3277-6746.

MAIS SOBRE PENSAR