Orelha

por 02/05/2015 00:13
Reprodução de internet
None (foto: Reprodução de internet )


Mestre do cordel

A 9ª edição do Salão do Livro Vale do Aço será realizada em Ipatinga, de 13 a 17 deste mês, com o tema “Literatura e cordel”, homenageando o mestre José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges (foto). O evento será no Centro Cultural Usiminas, com  diversificada grade de programação cultural, com exposição das obras de J. Borges, oficinas de xilogravura e cordel, oficinas recreativas, espetáculos para visitação escolar e para o público em geral, cineminha literário, mesa-redonda sobre inclusão nas salas de aulas, lançamentos de livros e bate-papos com os escritores.

Sarau de poesia

Até junho, o Teatro Espanca! promove em sua sede, na Rua Aarão Reis, 542, a mostra Arte no Centro. A ação tem início terça-feira, às 19h, com o Sarau Vira Lata. Criado há quatro anos, é um movimento itinerante que atua nos espaços públicos para difundir poesia. Em suas edições, o sarau costuma reunir 300 pessoas, entre poetas a admiradores de poesia, que declamam poemas próprios e de outros autores.

Naranjo no Brasil


Em livro que será lançado terça-feira, em São Paulo, o psiquiatra chileno Claudio Naranjo, que há 40 anos vem desenvolvendo a sabedoria do eneagrama, alerta que o sistema educacional não deve se limitar a transmitir informações, mas ensinar “competências existenciais”. Professor em Berkeley (EUA), Naranjo foi indicado ao Prêmio Nobel de 2015. Além do lançamento de A revolução que esperávamos (Verbena Editora), ele fará palestra gratuita para pais e educadores no Colégio Dante Alighieri, no Jardim Paulista.

Mitos africanos

O escritor P. J. Pereira está lançando o último volume de sua trilogia inspirada em mitos africanos. Deuses de dois mundos – O livro da morte chega às livrarias dia 11, pela Editora Livros de Safra. Os volumes anteriores chegaram à marca dos 50 mil exemplares vendidos.

Solomon Kane


A Editora Évora, por meio do selo Generale, traz uma novidade para os amantes da literatura fantástica, quadrinhos e heróis de cinema. Solomon Kane – A saga completa traz contos inéditos do herói puritano que surgiu no início do século passado, com uma personalidade complexa e que luta contra o mal em plena Europa medieval. Kane foi o primeiro herói de aventura do escritor Robert Howard (1906–1936) e estreou  na revista Weird tales em 1928.

Promessa


Um passado marcado por guerras e um futuro em que faltam água e liberdade. Poderia ser uma descrição real, nesses tempos em que a seca já ameaça grandes cidades do mundo, mas esse é o pano de fundo de Memória da água, primeiro livro da escritora Emmi Itäranta. Finalista do prestigiado Philip K. Dick Award, mais importante prêmio
de ficção cientifica norte-americano, e do Arthur Clarke, que premia no Reino Unido autores estreantes, o livro usa distopia para falar de vida e morte, luta e silêncio. O lançamento é da Grupo Editorial Record/Galera.

Revistas

Lançada dia 23, em Juiz de Fora, a revista MagisCultura chegou à sua 13ª edição, reunindo textos de desembargadores e juízes do toda Minas Gerais. A publicação comemora os 60 anos da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis. Outra publicação histórica é o Suplementg, da Secretaria de Estado da Cultura, com a edição especial O barroco mineiro e o legado dos mestres (foto), que marca o bicentenário da morte de Aleijadinho.



MAIS SOBRE PENSAR