Orelha

por 25/04/2015 00:13
Túlio Santos/EM/D.A Press
None (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )


Justa homenagem


A grande comemoração vai acontecer em 2017, quando se comemoram, de fato, os 50 anos da escrita de Ruth Rocha. Mas os festejos começam já na próxima quarta-feira, quando será oficialmente anunciado, no Itaú Cultural, o projeto 50 anos Ruth Rocha. Trata-se de uma série de ações culturais em homenagem a uma das principais autoras de literatura infantil do país. A ação vai contar com a montagem de três peças infantis baseadas em livros de Ruth, um documentário já em fase de produção, dirigido por Evaldo Mocarzel, e uma grande exposição que terá a cenografia de J. C. Serroni. No encontro da próxima semana, Regina Duarte vai ler um texto em homenagem à escritora e haverá ainda a leitura da peça O reizinho mandão.

Quem foi Jesus?

Jesus é a figura mais conhecida da história universal. Ele se encontra na origem da religião mais difundida no planeta, o cristianismo, o tronco comum ao qual se incorporam católicos, ortodoxos, luteranos, calvinistas e anglicanos. Os evangelhos, nos quais estão relatados sua vida e seus ensinamentos, formaram numerosas culturas, principalmente a da civilização ocidental. Mas o que efetivamente se sabe sobre ele? Em Jesus – A biografia (editora Benvirá), o autor Jean-Christian Petitfils tem o objetivo de esboçar um retrato histórico de Jesus, dar uma interpretação mais plausível dos acontecimentos, reintegrando-o no ambiente religioso, cultural e político da Palestina de seu tempo.

Moda



Alexandre Herchcovitch (foto), estilista que dominava a cena underground paulistana nos anos 1990, virou expoente de uma moda sofisticada, com modelagens complexas, alfaiatarias bem construídas, sem perder seu traço urbano. Sempre na vanguarda, foi um dos primeiros estilistas do país a tornar o seu nome uma grife e a expandir a marca, assinando linhas de decoração, roupas de cama, óculos etc. Chegou a explorar o mercado internacional desfilando em Nova York e Londres, abrindo loja até em Tóquio. Seus 20 anos de carreira serão comemorados com a publicação do livro Alexandre Herchcovitch 1:1, no próximo mês, pela Cosac Naify. A obra conta com ensaio do fotógrafo Bob Wolfenseon, com personalidades vestido peças icônicas do estilista.

Ilustração


A pré-temporada do Festival Literário Internacional de BH, o FLI-BH, trará à cidade, na segunda e terça-feira, um dos ilustradores espanhóis de maior projeção internacional. Javier Zabala, que vem ao Brasil para o lançamento mundial do livro O pássaro na gaiola (Zahar), vai ministrar oficina de ilustração na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. “Menos é mais” vai tratar de técnicas pictóricas e gráficas, diferentes regras sobre composição, cor, linha e ritmo em um livro e formas de se construir personagens e narrativas com imagens. Em O pássaro na gaiola, Zabala ilustra uma das muitas cartas que o pintor holandês Vincent van Gogh escreveu ao irmão Théo. Informações:
(31) 3277-4648.

Esquenta da Flip

A Festa Literária Internacional de Paraty fará uma prévia de sua programação em homenagem a Mário de Andrade (1893–1945) a partir de quinta-feira, em São Paulo. É a primeira vez que o evento, que está em sua 13ª edição e será realizado na primeira semana de julho, deixa a cidade fluminense e promove uma agenda para ampliar o entendimento e o debate acerca do autor homenageado. Com curadoria compartilhada entre Paulo Werneck, responsável também pela programação da Flip, e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o ciclo Em busca de Mário de Andrade terá, até 15 de junho, 10 encontros e uma visita à casa do escritor na Barra Funda, que está prestes a ser reinaugurada.

***

Entre os convidados, nomes como Eduardo Jardim, que acaba de lançar a biografia Eu sou trezentos; Sérgio Miceli, autor de Intelectuais à brasileira; Aracy Amaral, crítica de arte; Carlito Azevedo, poeta; Eduardo Escorel, cineasta; e Eliane Robert Moraes, que prepara o lançamento de Antologia da poesia erótica brasileira, com poemas também do autor de Macunaíma.

MAIS SOBRE PENSAR