Cabeça pensante

por 04/04/2015 00:13
Milton Machado/divulgação
Milton Machado/divulgação (foto: Milton Machado/divulgação)

Belo Horizonte recebeu recentemente, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, a exposição Cabeça, retrospectiva dos 45 anos de carreira de Milton Machado. Formado em arquitetura, o multiartista, dono de um estilo único, explora diversos suportes: desenho, escultura, vídeo e instalações. Cerca de 100 obras ocuparam o 3º andar do CCBB, com exceção de Módulo de destruição atravessado por nômade, escultura que pôde ser vista no pátio central.

Ampliando as comemorações, o artista acaba de lançar Cabeça, livro-catálogo com textos explicativos e um apanhado de diversos momentos de sua trajetória. A edição bilíngue (português-inglês), com 256 páginas, oferece uma visão global da obra de Milton Machado. Organizada cronologicamente, apresenta críticas e ensaios publicados em jornais, revistas e catálogos, além de textos inéditos do próprio Milton Machado e do crítico Guilherme Bueno.

Entre os autores presentes no livro estão o curador Agnaldo Farias, o escritor Adolfo Montejo Navas e os críticos Wilson Coutinho e Frederico Morais. O projeto editorial é do próprio artista, com design gráfico de Rara Dias e Ana Carneiro.

Guilherme Bueno define assim o trabalho de Milton: “Cabeça não celebra a consumação triunfal de uma lógica preestabelecida, tal como se pressupunha na evolução estilística de um artista moderno. Tampouco, por conta de sua fluência, a obra de Milton se enquadra na ‘predição do passado’, isto é, a narrativa homogênea e definitiva dos fatos vistos retrospectivamente”.

CABEÇA
• De Milton Machado
• Editora Luneta
• www.editoraphilae.com.br

MAIS SOBRE PENSAR