Orelha

por 28/02/2015 00:13
João Marcondes/divulgação
None (foto: João Marcondes/divulgação )


Versos de Mafra

Apresentado aos leitores do Pensar no perfil “O homem multiplicado”, publicado em agosto de 2014, Mafra Carbonieri (foto) ganhará um presente e tanto ao completar 80 anos. Em 13 de abril, data de aniversário do escritor, a Editora Reformatório lança um volume com a poesia reunida do paulista de Botucatu. A apresentação é de um dos maiores admiradores de Carbonieri, Marçal Aquino, que o chama de “prosador poeta”. No texto, o autor de O invasor destaca “o uso sempre sutil da linguagem e
a plena consciência do ofício poético, que se manifesta nas reiteradas indagações que Mafra lança à própria poesia e no diálogo sofisticado que estabelece com poetas como João Cabral, Pessoa, Gregório, Prévert e Verlaine”. Agora, é aguardar a reedição dos livros de novelas e contos que causaram furor no meio literário paulistano nos anos 1970: Os gringos, Arma e bagagem, e Homem esvaziando os bolsos.


Afetividades eletivas


Hoje, às 15h, será lançado o catálogo da mostra Afetividades eletivas, em cartaz na Galeria de Arte do Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Estará presente o colecionador Luiz Sérgio Arantes, dono das obras expostas no local. A artista plástica Shirley Paes Leme também virá a BH.


Ocupação Hilda

Hilda Hilst ganha homenagem em São Paulo, com direito a exposição, performances e peça no Itaú Cultural. Hoje, o público poderá conferir manuscritos, desenhos, fotos e ouvir a própria autora declamando seus poemas. Ocupação Hilda terá leitura de trechos de Com os meus olhos de cão, por Donizeti Mazonas e Wellington Duarte, e apresentação da peça A obscena senhora D, com Suzan Damasceno, na Sala Itaú Cultural. À noite, no Auditório Ibirapuera, o cantor e compositor Zeca Baleiro faz show em homenagem a Hilda. O público ouvirá canções do disco Ode descontínua e remota para flauta e oboé – De Ariana para Dionísio, com textos musicados por ele a pedido da autora. O CD homônimo reuniu Zelia Duncan, Ângela Rô Rô, Olívia Byington e Maria Bethânia.


Honoré de Balzac: sempre clássico


Com tradução de Rosa Freire d’Aguiar, a Editora Penguin/Companhia das Letras acaba de lançar O pai Goriot, de Honoré de Balzac. Com tradução de Rosa Freire d’Aguiar, O clássico, publicado originalmente em 1835, ecoa a peça shakespeariana Rei Lear ao retratar a trajetória de um pai zeloso que vê sua fortuna ser corroída pelo capricho das filhas. Outro personagem central do romance é o estudante de direito Eugène de Rastignac, que deseja de todo modo integrar a alta sociedade francesa.


Da Itália a NY



No romance A América não existe, o italiano Antonio Monda (foto) mostra as desventuras de uma família. Depois da morte dos pais em um acidente, nos anos 1950, os irmãos Nicola e Maria abandonam o vilarejo italiano onde nasceram e vão morar com um tio em Nova York. Maria se encanta pela cidade e se enturma com os imigrantes, enquanto o ambicioso Nicola esquece as origens e se dedica a conquistar fortuna. Pelos olhos dos irmãos, Monda explora as contradições da América. A obra está sendo lançada pela Editora Alfaguara.


Recôncavo

O historiador baiano Walter Fraga, no livro Encruzilhadas da liberdade (Editora Civilização Brasileira), cruza documentos oficiais, cartas, inventários, jornais e depoimentos orais para reconstituir a trajetória de ex-escravos residentes em grandes fazendas açucareiras do Recôncavo Baiano. A pesquisa demonstra como a experiência da escravidão se projetou e, sob certos aspectos, perpetuou-se no cotidiano da região após a abolição de 1888. O autor do trabalho é professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.


Séries

Mad about you, Friends, Games of thrones, 30 rock, CSI, Lost, Glee, Big bang theory, Bones, Arquivo X, Bates Motel, Two and a half men, Os Simpsons, Baywatch... e muito mais. Como uma série é produzida? Os pares românticos perduram na vida real? Qual o seriado mais premiado de todos os tempos? Como surge um sucesso de TV e quais são os maiores fracassos da história das séries? A Editora Évora lançou Guia das Séries – Tudo o que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos, de Priscila Harumi e Vana Medeiros.

MAIS SOBRE PENSAR