Orelha

por 31/01/2015 00:13
Alberto Henschel/Coleção Correa do Lago
Alberto Henschel/Coleção Correa do Lago (foto: Alberto Henschel/Coleção Correa do Lago)


Raízes do Brasil

A Editora Valentina anuncia um livro para despertar o interesse do brasileiro pela história de seu país. O reino que não era deste mundo, de Marcos Costa, aborda a formação do império e da república em páginas repletas de intrigas, conspirações, romances e reviravoltas políticas. A editora informa que o trabalho de Costa é destinado a leitores de todas as idades. Marco Antonio Villa assina a orelha do volume. “Marcos Costa conduz o leitor para um passeio erudito pelo século 19 brasileiro, observando e analisando os principais momentos da nossa história”, afirma ele, destacando o enfoque nos dilemas da monarquia.

***

Marcos Costa aborda a independência, a abdicação de dom Pedro I, os conflitos do período regencial, a atuação de duque de Caxias, a questão da escravidão, a relação de dom Pedro II com a modernidade e os arrojados projetos do barão de Mauá. Outra personagem importante é a princesa Isabel, cuja atuação progressista contrastou com o machismo brasileiro. As articulações que levaram ao casamento dela e sua paixão pelo conde d’Eu mereceram análise atenta do historiador.


Centenário de José J. Veiga

Em 2015, José J. Veiga (1915-1999) completaria 100 anos. Entre as comemorações do centenário está a reedição de todos os seus livros pela Companhia das Letras. Em fevereiro, chega às lojas Os cavalinhos de Platiplanto, em que o autor recorre a reminiscências da infância para expor liricamente desejos e frustrações dos personagens. Esse livro marcou a estreia de Veiga na literatura, em 1959.

***

Considerado o romance mais importante do autor goiano, A hora dos ruminantes também ganha nova edição. A trama se passa em Manarairema, pequena cidade que vê a sua rotina alterada por acontecimentos estranhos, como o acampamento de forasteiros nas ruas e uma invasão de cães, que acuam os moradores dentro de casa.


Hatoum e a Bíblia



O pesquisador Lucius de Mello está lançando o livro Dois irmãos e seus precursores: o mito e a Bíblia na obra de Milton Hatoum (Humanitas/ Fapesp). O autor investiga o diálogo da obra do autor amazonense com o livro do Gênesis. Lyslei Nascimento, professora da UFMG, assina a orelha. “Escritor sensível e pesquisador obstinado, Lucius se dedicou, neste ensaio, a desentranhar da ficção de Hatoum o tema do duplo antagônico, da herança mítica bíblica que permeia a literatura e da luta entre o bem e o mal, para além do mero intertexto ou de soluções narrativas dicotômicas”, aponta a especialista. “Sem cair em lugar-comum, Jacó e Esaú estão em franco diálogo com os irmãos Omar e Yakub, na Manaus de Hatoum”, observa Lyslei.


Sala de embarque



A editora independente Lote 42 manda para as livrarias Queria ter ficado mais, com 12 histórias escritas por escritoras e jornalistas em diferentes cidades do mundo – de Buenos Aires a Tóquio. Não se trata de um guia de turismo, mas do compartilhamento de vivências das autoras fora do país natal. Os textos levam a assinatura de Barbara Heckler (SP), Bruna Tiussu (SP), Cecília Araújo (MG), Cecilia Arbolave (Argentina), Clara Averbuck (RS, foto), Clara Vanali (SP), Florencia Escudero (Argentina), Isis Gabriel (SP), Ligia Braslauskas (SP), Lívia Aguiar (MG), Luciana Breda (SP) e Olívia Fraga (SP). As ilustrações são de Eva Uviedo.


Atlântico português


A coletânea Histórias do Atlântico português (Editora Unesp) reúne nove ensaios de John Russell-Wood. O intelectual inglês selecionou os textos em 2010, pouco antes de morrer. Escritos entre 1977 e 2009, eles abordam as formas de governos locais, a ação dos funcionários régios e as formas de mobilidade social de negros africanos e mestiços na sociedade hierárquica luso-brasileira. O livro traz escritos inéditos em português que poderão contribuir para pesquisas envolvendo ciência e técnicas náuticas, além de sistemas portuários. Russell-Wood (1940-2010), influenciado por Charles Boxer, especializou-se em história portuguesa e do império ultramarino.


MAIS SOBRE PENSAR