Festa no interior

Poços de Caldas, Araxá, São João del-Rei e Tiradentes vão receber nomes de destaque da literatura em eventos dedicados ao livro. Projetos apostam na descentralização da cultura

por 24/01/2015 00:13
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Marcos Vieira/EM/D.A Press (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )


A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada desde 2003 na cidade litorânea fluminense, serviu de modelo para festivais que se espalharam pelo interior do país. Anunciando lançamentos e a visita de autores consagrados, várias regiões passaram a promover seus próprios encontros – agora, mesclando literatura com cinema, música, dança e artes plásticas.

Minas Gerais se tornou referência em eventos dessa natureza. Um dos importantes festivais do estado é a Festa Literária de Poços de Caldas (Flipoços), que deve levar à cidade sul-mineira alguns dos nomes mais importantes das letras brasileiras, entre 25 de abril e 3 de maio. Gisele Corrêa Ferreira, coordenadora da festa desde sua primeira edição, há 10 anos, explica que a Flipoços já não se dedica exclusivamente à literatura, mas abrange dança, cinema, teatro e música. “Tenho certeza de que vamos ter um ótimo encontro aqui em Poços”, diz.

O tema da 10ª Flipoços é “A literatura como resgate da velha infância”. O escritor e cartunista Ziraldo será o patrono da festa. Na verdade, o criador do Menino Maluquinho vai “estrear” na Flipoços, que contará também com Ignácio de Loyola Brandão, Edney Silvestre e Santiago Nazarian, entre outros autores. Dois portugueses – o poeta José Luís Peixoto e o cineasta José Miguel Pereira – e o angolano Ndalu de Almeida, mais conhecido como Ondjaki, vão também desembarcar na cidade.

No espaço dedicado à literatura infantojuvenil, farão palestras o homenageado Ziraldo; Stella Maris Rezende, autora de cerca de 40 livros e vencedora do Prêmio Jabuti 2012 com A mocinha do Mercado Central; e a carioca Thalita Rebouças, autora da série Fala sério, sucesso entre a garotada.

De 26 a 30 de agosto, o Alto Paranaíba sediará a quarta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá). De acordo com Afonso Borges, idealizador e curador do festival, uma das propostas é aprofundar o tema do ano passado, “Leitura para um mundo melhor”.

“Como Araxá está comemorando 150 anos, vamos estender o tema para ‘Leitura para uma cidade melhor’”, explica Borges. O patrono será o poeta e diplomata Francisco Alvim, nascido em Araxá. A lista de convidados será divulgada em março. “Continuaremos na casa dos 40 escritores, entre os mais importantes do país, e manteremos a parceria com o Hay Festival, iniciada no ano passado”, diz Afonso.

O escritor português Gonçalo Tavares e Daniel Mordvinski, fotógrafo argentino radicado na França, preparam um projeto exclusivo para o encontro. O Fliaraxá oferecerá também peças de teatro, shows, exposições fotográficas e oficinas. “Um festival literário precisa de ser multidisciplinar, ou seja, ter conteúdo, participação da comunidade e livros a preços razoáveis”, diz Borges.



FELIT

De 2 a 6 de setembro, o 9º Festival Literário de São João del-Rei (Felit) será realizado simultaneamente em São João del-Rei e Tiradentes. Lúcio Teixeira de Carvalho, um dos idealizadores do evento, conta que em fevereiro se inicia a oitava edição da oficina de formação de jovens autores, voltada para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

O curador do Felit é o romancista e jornalista José Eduardo Gonçalves. Paralelamente ao festival, ocorrerá o Circuito Gastronômico, com pratos temáticos inspirados em títulos de livros dos homenageados. Ano passado, o patrono da festa foi Carlos Heitor Cony.

FÓRUM


O festival literário de Ouro Preto já se tornou referência no país. Realizado há 10 anos, o Fórum das Letras está marcado para 28 de novembro a 1º de dezembro. A curadora Guiomar de Grammont diz que a lista de convidados não está fechada, mas o tema do evento será a preservação sustentável da natureza e a realidade dos povos indígenas.

MAIS SOBRE PENSAR