Orelha

por 20/12/2014 00:13
José de Paula/O Cruzeiro
José de Paula/O Cruzeiro (foto: José de Paula/O Cruzeiro )


A dama do microfone

No ano de seu centenário de nascimento, a cantora Aracy de Almeida (1914-1988) ganha o livro Aracy de Almeida – Não tem tradução (Veneta), lançado pelo jornalista Eduardo Logullo. Intérprete que fez história na música popular brasileira – foi ela quem deu novo fôlego para os sambas de Noel Rosa (1910-1937) nas décadas de 1940 e 1950, tornando o compositor conhecido do grande público –, a carioca era mulher culta e à frente de seu tempo. Nascida no Bairro do Encantado, no Rio de Janeiro, era filha de uma dona de casa e de um chefe de trem da Central do Brasil. Por isso, ganhou os apelidos Dama da Central e Dama do Encantado. Aracy jamais negou as raízes, mesmo depois de conhecer e se confundir com a malandragem do Rio de Janeiro.

Loucos e cruéis

Prepare-se para tremer. A maior especialista brasileira em crimes e criminosos, Ilana Casoy, está mandando para as livrarias uma caixa com dois volumes de estudos sobre serial killers e suas mentes atormentadas e metódicas. Editados pela Darkside, os livros apresentam, em linguagem que mescla ciência e jornalismo policial, histórias dos maiores assassinos do século, no Brasil e no mundo. No primeiro volume há perfis de Theodore Bundy, Andrei Chikatilo, Rory Enrique Conde, John Wayne Gacy e Edward Theordore Gein, entre outros. O segundo é dedicado aos matadores brasileiros, entre eles Febrônio Índio do Brasil, Chico Picadinho, Monstro do Morumbi e Pedrinho Matador.

Biografia de Aleijadinho

No ano do bicentenário da morte de Aleijadinho, mais um livro ajuda a dar a real dimensão do maior artista barroco brasileiro. Trata-se de A biografia de Aleijadinho e seu contexto, de Maria Francelina Silami Drummond, que reproduz o primeiro texto sobre o artista, de autoria de Rodrigo José Ferreira Bretas, publicado em 1858. A clássica biografia de Bretas é antecedida de um ensaio de Francelina Drummond, que destaca as características do ambiente cultural da província de Minas, em especial de Ouro Preto, que permitiu o surgimento da rica vida literária na região. O volume da Editora Liberdade traz ainda fotografias de obras de Aleijadinho e fac-símile de documentos históricos.

Filme e livro




A eterna comparação entre o livro e o filme ganha um ingrediente a mais: 100 filmes – Da literatura para o cinema, que está sendo lançado pela Editora Best Seller. Depois de escolher uma centena de produções inspiradas em romances, os organizadores oferecem ao leitor um verbete bem-estruturado, que apresenta uma sinopse, relata como foi feita a adaptação, explica os elementos presentes nos roteiros e dá notícia da repercussão do filme. A edição traz ainda fotos de todos os filmes, relação de diferentes versões, fichas técnicas e um quadro de “pistas pedagógicas”, que destaca os principais temas explorados pelos roteiristas. Entre os filmes que integram o volume estão Apocalipse now, O processo, Doutor Jivago, O estrangeiro, Morte em Veneza, Moby Dick e Madame Bovary.

Os gays e a ditadura

James Green, historiador brasilianista da Universidade de Brown (EUA), e Renan Quinalha, integrante da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, organizaram o livro Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade (Edufscar). O trabalho mostra como gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais foram alvo da violência e da perseguição durante o regime militar, mas o tema, de acordo com os autores, nunca teve a repercussão merecida. A dupla analisa a atuação de organizações como o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

Guia dos quadrinhos


Criado há sete anos pelo designer Edson Diogo, o site www.guiadosquadrinhos.com catalogou 90 mil edições, 9,5 mil títulos e 11 mil artistas. O guia traz informações sobre publicações, biografias de artistas brasileiros e estrangeiros e fichas de personagens. A partir deste mês, serão disponibilizadas 50 mil capas – 36 mil delas restauradas pela equipe de arte do site, que oferece também edições estrangeiras. São 40 mil publicações editadas nos Estados Unidos, França, Inglaterra e Japão, entre outros países.

MAIS SOBRE PENSAR