Orelha

por 13/12/2014 00:13
Arquivo EM
Arquivo EM (foto: Arquivo EM)
Nova biografia

A recém-lançada biografia do líder comunista Luiz Carlos Prestes, de Daniel Aarão Reis (Ed. Companhia das Letras), em breve ganha companhia nas prateleiras. A Boitempo prepara para março do ano que vem novo estudo biográfico de Prestes, de autoria de sua filha, a historiadora Anita Leocádia Prestes. Ainda sem título definido, o trabalho contou com a análise de grande diversidade de documentos originais aos quais a autora teve acesso privilegiado, muitos até agora inéditos. O livro terá também expressiva quantidade de fotografias, abrangendo os diferentes momentos da vida pessoal e política do biografado, além de compilação de correspondências extensas de Prestes dirigidas à família, nunca antes publicadas.


Bem-aventurados

Frei Betto está lançando seu 60º título: Oito vias para ser feliz (Editora Planeta). O livro explica as bem-aventuranças dos evangelhos de Mateus e Lucas, divididas em oito capítulos. Frei Betto mostra o plano de felicidade definido por Jesus e pelo cristianismo a partir de temas como a pobreza, a aflição, a justiça, a misericórdia, o misticismo, a paz e a espiritualidade.


Jogos psicológicos


Quem já passou por um teste psicológico de personalidade, destes com manchas, desenhos e histórias, deve ter ficado se perguntando: para que serve isso, afinal?. Para quem quer ir adiante nesse questionamento, acaba de ser lançado no Brasil a caixa Psychogames, pela Editora 333. Trata-se de uma coleção de jogos, questionários e testes que ajudam a entender melhor a natureza da verdadeira personalidade. Para serem feitos individualmente ou em grupo, os desafios de Psychogames abrangem desde questões de identidade até relacionamento social, na família e no trabalho. Integra o conjunto um pequeno resumo sobre as teorias da personalidade, de Freud a Jung. O material foi traduzido de original inglês editado por Mel Gooding e Julian Rothenstein.


Trabalhadores em luta

A Editora Boitempo está lançando um livro útil para um momento de baixa na mobilização do movimento operário. É a coletânea Trabalhadores, uni-vos – Antologia política da I Internacional, organizado e prefaciado por Marcello Musto. No momento em que se celebram os 150 anos da Internacional, que reuniu 2 mil trabalhadores em Londres, é impressionante acompanhar, por meio de textos de Marx, Engels, Bakunin e outros líderes, a força do pensamento do movimento sindical, a profundidade de suas análises e a força de mobilização. Um exemplo do século 19 a ser compreendido e retomado. Destaque para o trabalho do organizador, que anota e contextualiza cada um dos 80 documentos que integram a antologia.


Mafalda, a filósofa

Que Mafalda, a genial criação do cartunista argentino Quino (foto), é uma pensadora original todo mundo sabe. E foi pensando nisso que a Editora Martins Fontes resolveu reunir as tirinhas da personagem numa coleção à altura da garota, A pequena filosofia de Mafalda. A série está saindo no Brasil em quatro títulos: Como vai o planeta?, Injustiça, Guerra e paz, e Assim vai o mundo. A tradução é de Monica Stahel.


Primeira reportagem


Atenção estudantes de jornalismo. A Editora Autêntica lançou o Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, que vai selecionar e publicar o melhor livro-reportagem apresentado como trabalho de conclusão de curso de jornalismo. Inscrições apenas no site do prêmio: www.grupoautentica.com.br/premio-autentica, até 28 de fevereiro de 2015. As regras, descrição das etapas, o valor do prêmio e outras informações estão no regulamento disponível na página.


Lançamentos

• Série Decálogo de Kieslowski – Uma análise cinematográfica e teológica, do professor de cinema Paulo Antônio Pereira, será lançada hoje, das 10h às 14h, na Livraria Babel, Rua Pioneiros da Paz, 28, no Bairro Santa Amélia. O autor analisa a obra do cineasta polonês a partir dos contextos histórico-geográfico, ideológico e ético, inspirado nas ideias do teórico russo Bakhtin.

• Oswaldo André de Mello autografa hoje a coletânea de poemas As mesmas palavras. A partir das 11h, no Café com Letras, Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi.

• O cantor, escritor e compositor Taquinho de Minas autografa hoje o romance Flor do engenho, das 10h às 13h, na Status Café Cultura e Arte, Rua Pernambuco, 1.150, Savassi.

• A professora Magali Melleu Sehn lança hoje, na Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, o livro Entre resíduos e dominós: preservação de instalações de arte no Brasil. A partir das 11h

• Priscila de Toledo Fonseca lança hoje, às 12h, no Balaio de Gato, no Mercado Distrital do Cruzeiro, seu segundo livro de poemas, Pensamento para o vento. A autora, que convive com a paralisia cerebral desde os 6 meses de vida, escreveu e desenhou o livro com os pés. Priscila se formou recentemente em design gráfico pela Uemg.

MAIS SOBRE PENSAR