Orelha

por 29/11/2014 00:13
Túlio Santos/EM/D.A Press
Túlio Santos/EM/D.A Press (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Momentos da vida
A escritora e ilustradora Angela-Lago, reconhecida como autora de obras para jovens, está com livro novo nas prateleiras, Isso também passará, que está sendo lançado pela Editora Baobá. Destinado ao público de todas as idades, o volume intercala páginas coloridas como contos, minicontos, crônicas e comentários, que podem ser lidos aleatoriamente. São acontecimentos reais ou fictícios, tratados com lirismo pela escritora. Recentemente, Angela-Lago se mudou para a bucólica Biribiri, distrito de Diamantina, onde dá sequência à sua obra, premiada no Brasil e no exterior.

Português e brasileiro
Como e por que as línguas mudam? Para responder a essa pergunta, Marcos Bagno está lançando o livro Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii, pela Parábola Editorial. O autor é um dos defensores do caráter dinâmico da linguagem e crítico do trabalho dos gramáticos, excessivamente presos às normas. Seu estudo Preconceito linguístico conseguiu ir além do círculo dos especialistas e é hoje um dos textos mais debatidos sobre o uso da
língua no Brasil.

Livro capital

A Coleção Marx-Engels, da Editora Boitempo, está lançando o segundo volume (Livro II) de O capital, de Karl Marx, clássico originalmente publicado em 1885, na Alemanha. O volume trata de forma abrangente do processo de circulação do capital, desde o consumo até a distribuição. A edição ganha no Brasil textos adicionais inéditos selecionados por Rubens Enderle, especialista na obra de Marx e também responsável pela tradução da obra diretamente do alemão. Com 760 páginas, o livro ganha duas versões, em brochura e com capa dura. A publicação do Livro III, que trata do processo global de produção do capital, está prevista para 2015.

Mínimo e máximo

O Vampiro de Curitiba está de volta. A Editora Record manda esta semana para as livrarias o livro O beijo na nuca, reunião de 48 contos de Dalton Trevisan (foto), um mestre na arte da concisão. O escritor curitibano ficcionaliza o desventurado ciclista, o “desgracido” atropelado, o enigmático Simbad e suas aventuras, entre outros personagens derrotados. São histórias curtas, intensas, marcadas pelo lirismo, erotismo e visão desencantada do homem.

EUA e Japão

Acaba de ser lançado pela Bertrand Brasil o livro The Pacific, de Hugh Ambrose, que deu origem à série de mesmo nome exibida pelo canal HBO, da TV paga, produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks. O autor é filho do historiador Stephen Ambrose, um dos maiores especialistas em história militar americana, e narra todos os lances do conflito entre EUA e Japão durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de cinco personagens reais que têm suas vidas entrelaçadas. O volume tem 800 páginas.

Tempo de Clarice
A obra de Clarice Lispector (foto) tem a qualidade única de ser ao mesmo tempo difícil e sedutoramente próxima, o que fez da escritora uma das mais citadas na internet, a propósito de qualquer assunto, muitas vezes fora do contexto. A coletânea de frases O tempo, organizada por Roberto Corrêa dos Santos, ajuda a pôr ordem na casa. O volume reúne trechos dos livros Minhas queridas, Cartas perto do coração, Laços de família, Felicidade clandestina, O lustre, A cidade sitiada e A maçã no escuro. A edição é da Rocco.

Raça e política

A Edições Selo Negro está lançando a coletânea de estudos Políticas da raça – Experiências e legados da abolição e da pós-emancipação no Brasil, organizado por Flávio Gomes e Petrônio Domingues. Escrita por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, abrange o período que vai dos anos 1870, com o começo do movimento abolicionista, a 2012, quando o Supremo Tribunal Federal julgou constitucionais as cotas raciais na Universidade de Brasília. Entre os assuntos tratados nos artigos estão a formação de quilombos, a migração dos libertos, os negros e o movimento republicano, a atuação dos negros na luta contra a monarquia, o comunismo, o Integralismo e a Frente Negra Brasileira.

Lançamentos

Uma viagem de 16 mil quilômetros, percorrendo cinco países na América do Sul, revela a percepção do cientista político Wesley Matheus sobre o universo das cidades. O livro Cidade de Papirus, da Crivo Editoral, que será lançado hoje, a partir das 18h, no Café Biografias, Rua da Bahia, 1.148, 2º andar, lj 08, no Edifício Maletta.
O produtor, compositor e escritor Nelson Motta lança seu novo livro, As sete vidas de Nelson Motta, quarta-feira, às 19h, na Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR