Orelha

por 22/11/2014 00:13
Alexandre Guzanche/EM/D.A Press
Alexandre Guzanche/EM/D.A Press (foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)


Imagens do Brasil

As fotografias feitas para carteiras de trabalho nos anos 1940 pelo fotógrafo mineiro Assis Horta; o projeto Offside Brazil, colaboração de fotógrafos brasileiros com a Agência Magnum em torno da Copa do Mundo; um ensaio sobre as imagens que estampam o preconceito racial no Brasil, “Para onde foi a senzala?”, de Mauricio Lissovsky. Esses são alguns dos temas da nova edição da revista de fotografia Zum, publicação semestral que se tornou referência no setor. Com ensaio de Dorrit Harazim, são apresentados os deslumbrantes retratos de Assis Horta, que pela primeira vez levou trabalhadores aos estúdios fotográficos. O profissional ajudou ainda a eternizar o patrimônio e a arquitetura de sua Diamantina natal.
A sétima edição da Zum será lançada segunda-feira, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro, em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra). Aos 90 anos, Assis Horta estará presente ao lançamento, autografando a publicação.

Mestre Rónai

O crítico e ensaísta Paulo Rónai (1907-1992), húngaro de nascimento, chegou ao Brasil em 1941, fugindo da guerra. Especialista em literatura francesa, foi responsável pela edição da Comédia humana, de Balzac, no Brasil, considerada uma das melhores do mundo. Tradutor de vários idiomas, deixou obras de referência e dicionários de francês e latim, além de dividir com Aurélio Buarque de Holanda a organização dos 10 volumes da antologia Mar de histórias. A Edições de Janeiro está relançando de Paulo Rónai os volumes Encontros com o Brasil, que mostra seu grande conhecimento da literatura nacional, e o delicioso Como aprendi português e outras aventuras, ensaios sobre tradução, literatura e ensino de línguas, com destaque para a apresentação dos autores húngaros e das belezas e dificuldades do idioma magiar.

Novos latinos

Nas livrarias, dois novo lançamentos da coleção Otra língua, coordenada por Joca Reiners Terron para a Editora Rocco. Cantiga de findar, do poeta mexicano Julián Herbert, é um romance que mescla autobiografia e ficção, que revelou o autor internacionalmente. Quem também ganha primeira tradução para o português é Eduardo Halfon, nascido na Guatemala, com O boxeador polaco, volume de contos metaliterários que levou a crítica a compará-lo com o chileno Roberto Bolaño.

Dois minutos



Carpinejar (foto) é uma figura. Cronista e poeta, ele se tornou uma espécie de celebridade nos eventos literários, pela inteligência, senso de humor e talento dramático. Para o escritor multimídia, o rádio foi um desafio fácil. Desde 2011 ele faz uma participação diária no programa Gaúcha Hoje, das 7h56 às 7h58. “Parece pouco, mas é muito”, garante Carpinejar. Em dois minutos, ele tem a tarefa de fazer o ouvinte rir e pensar. É um sucesso. Carpinejar reuniu 120 textos-relâmpagos escritos para o programa e está lançando o livro Curinga, 120 segundos de sabedoria cômica.
A editora é a Arquipélago.

Na pista

Manu Maltez faz de tudo: é desenhista (premiado com um Jabuti pelo livro O corvo), escritor, músico, escultor e poeta perfomático. Não bastasse tanta arte, dedica-se também ao skate. E é essa paixão que inspira seu álbum Desiquilibristas, que está sendo lançado pela Editora Peirópolis. O livro traz uma visão particular sobre o movimento contemporâneo vivido em São Paulo. Mais que um livro ilustrado, uma espécie de manifesto para ser lido em voz alta.

Cheio de ideias

Depois dos discos, filmes, livros, lugares e fatos históricos, chega agora a vez de 1001 ideias que mudaram nossa forma de pensar (Editora Sextante). Organizado cronologicamente, apresenta de forma sucinta ideias filosóficas, artísticas, religiosas e científicas, da Antiguidade aos dias de hoje. Uma pequena relação de boas ideias presentes no catatau de mais de 900 páginas: calendário, dharma, monoteísmo, I Ching, teorema de Pitágoras, amor platônico, cabala, jazz, pulsão de morte, rock, leis da genética e Wikipédia.

Mito heavy

O baixista Cliff Burton morreu em 1986, aos 24 anos, quando a banda Metallica começava decolar. A causa: um acidente de ônibus na Suécia, durante uma turnê. A marca do músico, de acordo com os fãs do heavy metal, se mantém na sonoridade do grupo. A Editora Autêntica está lançando a biografia Cliff Burton – A vida e a morte do baixista do Metallica, de Joel McIver. O prefácio é do guitarrista da banda,
Kirk Hammet.

Filosofia


Um dos mais importantes filósofos contemporâneos, o francês Paul Ricouer (1913-2005) ganha duas novas traduções no Brasil, pela Martins Fontes. O si-mesmo como um outro, em 10 estudos, trata da questão da hermenêutica do sujeito e do destino das filosofias do sujeito. Em Ser, essência e substância em Platão e Aristóteles, estão reunidas lições ministradas em curso de 1953/54, na Universidade de Strasbourg.

MAIS SOBRE PENSAR